Projeto Família do Lado vai ser de novo levado a cabo no concelho de Torres Vedras
publicidade

Pelo quarto ano consecutivo o Município de Torres Vedras vai aderir ao projeto Família do Lado, o qual é promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P. – ACM, I.P., e terá lugar no próximo dia 22 de novembro.

Recorde-se que esta é uma iniciativa que visa promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades imigrantes e sociedade autóctone – enquanto estratégia para a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da interculturalidade e da diversidade cultural.

Para isso, uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante e outra autóctone) para a realização de um almoço convívio típico da cultura da Família Anfitriã, como forma de acolhimento do “Outro”.

Os encontros decorrem, obrigatoriamente, no mesmo dia e na mesma hora, em todo o território nacional, e em todos os países que se associam à realização desta iniciativa.

De referir que a iniciativa “Família do Lado” nasceu em 2004, na Republica Checa, a partir de um ideal criado pela fundadora da O.N.G. SLOVO 21 – Jelena Silajdzić- , ela própria imigrante nesse país, para onde fugira com a sua família, da Bósnia e da guerra que pôs termo à ex-Jugoslávia. Numa sociedade fechada aos desafios da imigração, sentiu que faziam falta mecanismos de interação entre as comunidades imigrantes e a sociedade autóctone e criou o projeto “Next Door Family EU”. O projeto deriva do conceito de “Bairros Inclusivos” e assenta na interação entre imigrantes e autóctones e na importância do reforço das relações sociais como forma de contribuir para uma integração mais efetiva, eliminando barreiras e promovendo a diversidade cultural. A iniciativa centra-se na ideia de partilha humana, tendo como protagonistas as famílias.

Desde 2012 que Portugal é o país que reúne o maior número de participantes em torno da iniciativa “Família do Lado” – 1.717, correspondentes a 559 famílias (309 imigrantes e 250 autóctones), envolvendo 50 nacionalidades, em 55 concelhos.

Para mais informações sobre a participação neste projeto deve ser contactado o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Torres Vedras (n.º de telefone: 261 322 464 / e-mail: gabimigrante@cm-tvedras.pt).

publicidade

Artigo anteriorTecido associativo local recebeu formação proporcionada pela Câmara Municipal de Torres Vedras
Próximo artigoD. Manuel Clemente foi agraciado com Medalha de Honra Municipal inédita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui