“É muito gratificante para o Município… valida o trabalho que tem sido feito”.
Em 2024, 11 praias de Torres Vedras irão hastear a Bandeira Azul, uma distinção comunicada pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
Foz do Sizandro, Azul, Formosa, Santa Helena, Centro, Física, Pisão, Navio, Santa Rita Sul, Santa Rita Norte e Porto Novo, são as praias galardoadas.
Sobre esta conquista, Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, afirmou: “É muito gratificante para o Município de Torres Vedras receber a Bandeira Azul para 11 das suas praias porque valida o trabalho que tem sido feito pela gestão ambiental da nossa orla costeira. A Bandeira Azul diz-nos, e a quem nos visita, que a qualidade da água nas praias de Torres Vedras é boa, que temos acessibilidade à praia e equipamentos; que dispomos de serviços educativos que informam e educam para a sustentabilidade e que existe em Torres Vedras uma preocupação com a segurança daqueles que frequentam as nossas praias”, citada pela ON FM.
“Exemplos disso são o programa do Município de bolsas para o curso de Nadadores-Salvadores, que renovámos este ano; e o programa “Primeira onda”, que leva alunos dos 3º e 4º anos do ensino básico a experimentarem a modalidade de surf e promove o aumento da literacia do oceano”, acrescentou, em declarações à ON FM.
Comparativamente ao ano anterior, Torres Vedras perdeu uma bandeira azul (Praia do Mirante). “A Bandeira Azul não foi atribuída à Praia do Mirante porque não foi cumprido o critério “Gestão ambiental e equipamentos” definido pelo Programa Bandeira Azul que diz respeito a “Edifícios e equipamentos da praia em boas condições de conservação””, revelou Laura Rodrigues.
Recorde-se que a Bandeira Azul é uma distinção atribuída às praias que cumpram diversos critérios: informação e educação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental e equipamentos; segurança e serviços.