publicidade

Foto: Carlos Gil

O maior evento nacional que reavive os acontecimentos das Invasões Francesas, realiza-se em 10 de outubro de 2015.

A 11ª Marcha dos Fortes é uma iniciativa do Clube de Atividades de Ar Livre que organiza conjuntamente com a Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras e os municípios de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos Mafra e Loures, uma iniciativa que junta cerca de 500 caminheiros vindos de vários pontos do país e do estrangeiro para percorrer um trajeto com cerca de 42 Km.

Afirma-se este ano como uma referência internacional, inscrevendo o nome de Portugal no principal calendário europeu de percursos pedestres – EURORANDO walks promovido pela ERA (European Ramblers Association), federação europeia que congrega associações de pedestrianismo de 34 países, que representam cerca de 3,5 milhões de praticantes filiados.

O evento pretende assinalar o acontecimento histórico, mas é também um desafio à vontade e à determinação dos caminheiros, igualável apenas aos corajosos portugueses que com valentia e sem medo expulsaram o inimigo, naquele que viria ser nomeado, um dos feitos heroicos mais relevantes da história de Portugal.

O percurso apela aos sentidos, com a serenidade da paisagem percorrem a memória do troar dos canhões e do cheiro da pólvora. É a tentativa de 200 anos depois, não deixar esquecer, ainda entre montes e vales, onde, pela guerra, gente esforçada ergueu, entre o rio e o mar, fortes e redutos, para se defender do inimigo.

publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here