150 jovens arrecadaram quase 300 Kg de lixo em Torres Vedras
publicidade

No âmbito do concurso “Amigos do Ambiente”, lançado pela Associação Amigos de Torres, 150 alunos do 8º ano da Escola Básica de São Gonçalo, em Torres Vedras, arrecadaram quase 300 Kg de lixo, entre vidro, papel e cartão, plástico e lixo orgânico.

Os alunos foram divididos por equipa e, acompanhados por um professor e um elemento voluntário da associação, percorrem as ruas e zonas verdes da cidade de Torres Vedras com o objetivo de recolher o maior número de lixo possível.

Segundo o comunicado da Associação enviado ao TORRES VEDRAS WEB, o concurso tem um segundo desafio: os alunos terão de criar uma escultura com o mote “Magia e Fantasia”, alusivo ao tema do Carnaval de Torres 2020, com utilização exclusiva de materiais reciclados.

Francisco Malhado, presidente da associação esclarece que “apesar de Torres Vedras estar em melhor estado do que a maior parte dos municípios a nível nacional, podemos sempre contribuir para que assim se mantenha” e acrescenta que “com esta competição, os Amigos de Torres pretendem incutir boas práticas de sustentabilidade nas camadas jovens do nosso concelho, com a certeza que é desta forma lúdica e prática que apelamos à responsabilidade ambiental que hoje, mais do que nunca, é necessário termos presente na nossa rotina diária”.

Segundo Sílvia Ferreira, professora da escola envolvida “esta iniciativa constitui uma ação concreta de abordagem e integração da Educação Ambiental e da Cidadania no processo educativo dos nossos alunos. Deste modo, consideramos que é de louvar a iniciativa proposta e organizada pelos Amigos de Torres e agradecemos todo o empenho e acompanhamento dos seus voluntários.”

Para além de Sílvia Ferreira, o concurso contou com o apoio das professoras Maurícia Pires e Paula Faustino, da psicóloga Marina Freire e da Câmara Municipal de Torres Vedras.

“Um projeto desta dimensão só é possível com a dedicação e entrega de elementos e voluntários que se empenham de corpo e alma nas iniciativas. Os Amigos de Torres contam com a imprescindível ajuda da Joana Costa, do Diogo Fernandes, do Gonçalo Fernandes, da Madalena Gigante, da Filipa Amparo e da Letícia Jerónimo a quem faço questão de reconhecer o mérito do sucesso deste concurso. Numa altura em que os jovens são acusados de estar alheados do meio envolvente que os rodeia, fazemos questão de contrariar esse preconceito e provar que Torres Vedras merece a nossa atenção, estima e carinho”, palavras do presidente dos Amigos de Torres.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here