publicidade
Foi numa sala cheia e repleta de figuras importantes do bodysurf em Portugal que se realizou este sábado, em Santa Cruz, a 1ªTertúlia Nacional de bodysurf.
Cerca de 40 pessoas, desde atletas, representantes de marcas, responsáveis dos principais campeonatos e outros intervenientes, discutiram e trocaram ideias sobre o estado atual do bodysurf em Portugal e qual o futuro da modalidade, numa altura em que é indiscutível o aumento do número de atletas e interessados em praticar este desporto.
tertulia bodysurfer
O primeiro assunto discutido foi a segurança, onde havia uma notória concordância entre todos, que o bodysurf é um desporto que exige uma preparação física melhor do que os outros desportos de água e que todos devemos ter sempre consciência dos nossos limites antes de entrar no mar. A capacidade e o conhecimento do mar, das correntes e da própria praia deve e tem de ser um requisito para qualquer praticante de bosysurf , e não só.
Outros dos assuntos mais discutidos e talvez o mais polémico, teve a ver com o uso ou não das handplanes e como essa opção deve ser encarada na competição.
Olhando para o “resto do mundo” , ou não se usa handplane ou então existe um segmentação de categorias , handsurf e bodysurf. António Pedro, organizador do campeonato nacional, defende que ainda se está a construir um caminho mas que prevê que num futuro próximo o circuito nacional de bodysurf seja feito sem handplanes.
António Stott, primeiro campeão nacional de bodysurf também não usa handplanes, defendendo que o uso de handplanes pode dar uma ideia aos juízes diferente dos que não usam handplanes.

Do outro lado,Ruben Cotrim, atleta e shapper da Caruma, defende o uso das handplanes e de que não deve haver segmentação pois existem muitos bodysurfers que só o fazem se tiverem uma handplane.

Uma tarde repleta de testemunhos importantes, de ideias e pontos de vista certeiros que fizeram o sucesso desta primeira tertúlia.
Organização: Caruma Handplanes e Associação Sealand Santa Cruz
Apoio: Hotel Santa Cruz e Aguas Vimeiro
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.