publicidade

O 2.º Festival do Ouriço-do-mar (Paracentrotus Lividus) realiza-se entre 7 e 10 de abril na vila da Ericeira, outrora Ouriceira, e dá a provar nas mesas de 12 restaurantes diversas receitas onde este é o ingrediente principal. A iniciativa integra-se na estratégia de valorização e promoção dos produtos endógenos do Concelho de Mafra.

Depois do sucesso da 1.ª edição em abril de 2015, que levou milhares de forasteiros àquela vila para provar ouriços-do-mar, o Município de Mafra renova o desafio à restauração local para introduzir esta iguaria nas suas ementas, seja reinventando receitas, seja promovendo a forma mais simples de ser consumido: ao natural.

Da lista de pratos já agendados, viaje-se pelos restaurantes e faça-se já a opção para degustar. No Funky, o menu inclui Risotto de ovas de ouriço com espargos e camarão; A Tasquinha apresenta ouriços ao natural, sopa de ouriços e arroz do mar com ouriços; A Esplanada das Furnas e a Marisqueira Brisa sugerem ambas ouriço ao natural; ouriço na chapa, massa com ovas de ouriço, Risotto de ouriço com camarão grelhado e a venda de ouriço vivo são as amplas opções da Marisqueira César; e a Marisqueira Furnas cozinha açorda de ouriços, tal como o Restaurante A Panela.

O Dom Carlos opta pelo ouriço na grelha e ouriço ao natural com vinagrete de citrinos; vasta oferta no Restaurante Sul, com ouriço ao natural, ouriço assado, “Mergulho no Mar” (creme de ouriços com navalheira, mexilhão, percebes) e a sobremesa creme brulée com cristais de ouriço-do-mar; ouriço cru e ouriço cozido são as variantes do Tik Tak; no Ti Matilde, os clientes podem provar açorda de ouriços; e, por fim, o Uni Sushi tem dois pratos de ouriço: “Uni Maki” (uramaki de salmão com ovas de ouriço) e “Gunran Uni” (sushi enrolado com alga em forma de cesto com ovas de ouriço).

Estão apresentadas cerca de 15 variantes disponíveis nas mesas da restauração ericeirense durante 7 a 10 de abril, sendo que muitas delas só serão confecionadas para o 2.º festival e, por isso, são a oportunidade rara de comer ouriços como nunca se provaram.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Mafra com o apoio da Junta de Freguesia da Ericeira.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.