22ª Edição do evento
publicidade

A Festa Sénior nasceu em 1995 com o nome de Festa d’ Outono. Em 2012 passou a denominar-se Festa Sénior, contando com uma programação mais alargada e a decorrerem durante todo o ano.

Esta 22.ª edição do evento proporciona, à semelhança das anteriores, um vasto programa de atividades artísticas, formativas e lúdicas à população sénior, dando “mais anos aos anos da vida” de seniores dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Cadaval, Bombarral e Arruda dos Vinhos.

A iniciativa teve início com o IX Encontro Intermunicipal de Coros: Notas de Ano Novo, na Casa da Cultura da Ponte do Rol, prosseguindo durante o ano com um intenso programa de atividades.

Recorde-se que a Festa Sénior nasceu em 1995 com o nome de Festa d’ Outono, fruto de uma iniciativa conjunta do Instituto da Segurança Social I.P. e das instituições de apoio a idosos dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval, decorrendo inicialmente de forma concentrada durante o mês de outubro.

Ao longo do tempo, o certame foi objeto de várias reconceptualizações e reformulações visando adaptar-se às novas realidades e dinâmicas sociais e responder de forma mais adequada às necessidades dos seniores. Em 2012 passou a denominar-se Festa Sénior, contando com uma programação mais alargada, com atividades mais diversificadas e a decorrerem durante todo o ano.

Atualmente, o evento assume-se como uma forte parceria intermunicipal, à qual se associou em 2016 também os municípios do Bombarral e Arruda dos Vinhos, continuando a reunir em torno de objetivos comuns municípios, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades públicas e privadas de cariz social da região.

Entre janeiro e outubro volta a proporcionar um conjunto de atividades descentralizadas ao público sénior, em seis concelhos da região Oeste, abrangendo assim uma vasta área geográfica, onde é proporcionado aos seniores dos mesmos um programa articulado e diversificado.

Fomentar o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida dos seniores; promover a participação social ativa; valorizar a importância da ocupação dos tempos livres como forma de diminuir o isolamento; desenvolver competências e aptidões; estimular a proximidade intergeracional; e rentabilizar espaços físicos e equipamentos, são os objetivos da Festa Sénior, a qual resulta de um consórcio constituído pelos municípios de Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Programa da Festa Sénior 2019

Adágio Popular – Ciclo de atividades lúdicas

4/3/2019 (segunda-feira)

15h00 – 18h00

Baile de Carnaval

Local: Pavilhão Multiusos (Torres Vedras)

Baile e concurso de máscaras subordinado ao tema do Carnaval de Torres 2019: Made in Portugal!

10/4/2019 (quarta-feira)

15h00 – 18h00

Baile da Pinha

Local: Pavilhão Multiusos (Torres Vedras)

Baile que recupera uma tradição antiga que associa a música e a dança a um concurso assente num engenho suspenso, em forma de pinha. Nesta tarde haverá ainda espaço para muitas outras surpresas e atividades.

*Atividade da responsabilidade das IPSS´S da região Oeste. Informações/inscrições: 261332267

9/5/2019 (quinta-feira)

11h00 – 18h00

Festa da Primavera

Local: Pavilhão Multiusos (Torres Vedras)

Evento organizado pelas IPSS`s da região Oeste no âmbito do qual decorrerão um conjunto de atividades das quais se destacam: baile, quermesse, espaço gastronómico, mostra de produtos e serviços e atividades formativas/informativas.

1/6/2019 (sábado)

16h00 – 18h00

Visita à Festa do Pão: Mercado Quinhentista

Local: Praça Dr. Eugénio Dias (Sobral de Monte Agraço)

Integrando as comemorações dos 500 anos do Foral para Montagraço, a Praça Dr. Eugénio Dias será palco da 7.ª edição da Festa do Pão.

5/10/2019 (sábado)

15h00 – 18h00

Arruda + – Festa Sénior

Local: Pavilhão Multiusos (Arruda dos Vinhos)

Arruda + é uma festa sénior. Os visitantes podem esperar momentos de muita animação e convívio com um lanche partilhado. Será também lançado o ano letivo da Universidade das Gerações.

9/10/2019* (quarta-feira)

14h30 – 18h30

Tarde Sénior nas ADIAFAS

Local: Pavilhão Municipal (Cadaval)

Certame anual cadavalense dedicado ao final das colheitas e à promoção dos produtos regionais, que inclui a realização do Festival Nacional do Vinho Leve. Gastronomia, exposições de artesanato e atividades económicas, espetáculos vários, atividades equestres, entre outro tipo de animação, são as vertentes do certame, acolhido pelo pavilhão municipal, na vila do Cadaval. A Tarde Sénior nas Adiafas inclui animação musical e termina com um lanche-convívio entre os idosos das várias instituições.

*a confirmar

Poematis Poetae – Ciclo de encontros com a literatura e com a música

27/1/2019 (domingo)

15h00 – 18h00

IX Encontro intermunicipal de Coros – Notas de Ano Novo 

Local: Casa da Cultura da Ponte do Rol (Torres Vedras)

Grupos participantes:

Arruda dos Vinhos – Coro da Universidade das Gerações de Arruda dos Vinhos

Cadaval – Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Cadaval – Clube de Artes e Saberes

Torres Vedras – Grupo coral Cant`arte

Bombarral – Grupo “Cavaquinhos 50+”

Lourinhã- Coro Juvenil da AMAL – Associação Musical e Artística Lourinhanense

IPSS`s – Grupo de cantares “Os conquinhas” – Lar de São José

20/3/2019 (quarta-feira)

14h30 – 17h30

Bombarral, Poeta, Fadista

Local: Auditório Municipal (Bombarral)

Declamação de poesia com Manuel Rodrigues, Lita Ricardo, Joaquim Sustelo, Vítor Costeira e Vítor Camarate e interpretação de fado pelos fadistas João Plácido e Cristina Cruz.

12/4/2019 (sexta-feira)

15h00 – 16h00

Primavera de Livros – Narração de Contos Tradicionais Portugueses com Contos na Eira

Local: Auditório Valentina de Abreu (Cadaval)

Primavera de Livros, alegres sopros e o retomar da vida dos campos. A tradição será sempre o que era e o regresso das andorinhas traz com elas estórias de sempre e para sempre. Cheiros, sons, palavras e saberes.

15/4/2019 (segunda-feira)

Horário: 14h – 17h

Abril Leituras Mil!

Local: Sala Polivalente da Biblioteca Municipal (Sobral de Monte Agraço)

A Biblioteca Municipal de Sobral de Monte Agraço apresenta ao público o narrador e contador de histórias António Fontinha, que irá dinamizar uma sessão de leitura de contos tradicionais portugueses.

9/5/2019 (quinta-feira)

15h00 – 16h30

”Memória, por Isaura”

Local: Auditório Municipal – Centro Cultural do Morgado (Arruda dos Vinhos)

O Centro Cultural do Morgado apresenta na sua linha programática dedicada ao público sénior o projeto “Memória, por Isaura”

“Memória, por Isaura” é um projeto gerontológico, desenvolvido pela Betweien, Lda. em parceria com a cantora e compositora portuguesa, Isaura, que visa trabalhar, junto do público sénior, o tema da Memória. Através de um livro, de uma performance teatral ou peça de teatro e de temas musicados por Isaura, tendo como ponto de partida o conteúdo do livro, o público sénior terá oportunidade de debater e trabalhar, entre pares ou até em atividades intergeracionais, os diferentes tipos de Memória (Memória Sensorial, Memória a Curto Prazo e Memória a Longo Prazo).

14/5/2019 (terça-feira)

14h30 – 16h00

Livros a Oeste – Espetáculo para seniores

Local: Auditório da AMAL (Lourinhã)

Sob o tema central “Palavras que nos unem” que marca a edição de 2019 do festival literário Livros a Oeste, de 14 a 18 de maio os grupos de teatro sénior de duas instituições concelhias apresentam as suas peças teatrais. Com orgulho e sem olhar à idade, comprovam que fazer teatro faz bem ao corpo, à mente e espírito.

1/10/2019 (terça-feira)

15h00 – 17h00

Espetáculo Fado a copo

Local: Teatro-Cine (Torres Vedras)

“Um copo mais um copo, um fado mais um fado…Enche-se assim a taça da vida com emoções, alegrias, cansaços e um destino traçado…e de alma franca brindamos com o nosso vinho que nos inebria os sentidos e com o fado nos acalenta a alma.

Festejemos o Fado e o Vinho, filhos de um chão tão português.”

Zoom – Ciclo de atividades formativas

17/5/2019 (sexta-feira)

9h30 – 16h30

VII Congresso de Envelhecimento Ativo *

“Saúde, bem-estar e estilos de vida”

Local: Auditório Municipal (Bombarral)

O Municipio do Bombarral recebe, em 2019, o VII Congresso de Envelhecimento Ativo subordinado ao tema “Saúde, bem-estar e estilos de vida”. Promover a reflexão e partilha de conhecimentos e boas práticas de intervenção são os principais objetivos deste congresso que vai já na sétima edição.      

*O programa será objeto de divulgação própria

3/6/2019 (segunda-feira) (14h00 – 15h00 – Torres Vedras* I 16h00 – 17h00 – Lourinhã*)

24/9/2019 (terça-feira) (14h00 – 15h00 – Sobral de Monte Agraço* I 16h00 – 17h00 – Arruda dos Vinhos*)

16/10/2019 (quarta- feira) (14h00 – 15h00 – Bombarral* I 16h00 – 17h00 – Auditório da Câmara Municipal do Cadaval) 

I Love 2 Help – Mostra de filmes solidários seguida de debate

Nesta atividade os participantes são convidados a debater valores universais a partir de uma mostra de filmes publicitários desenvolvidos em vários pontos do planeta, tendo também a oportunidade de conhecer e experimentar, na primeira pessoa, o impacto de algumas das campanhas publicitárias solidárias mais inovadoras ao nível mundial.

A mostra de filmes é precedida de um debate com os participantes criando um espaço de inspiração e consciencialização.

*Local a designar

Boca de Cena – Ciclo de encontros com o Teatro e com o Cinema

20/2/2019 (quarta-feira)

15h00 – 16h30

Peça de Teatro O Céu pode esperar

Local: Auditório Municipal – Centro Cultural do Morgado (Arruda dos Vinhos)

A peça O Céu pode Esperar é um teatro de comédia que representa a sede de não querer parar, de não se querer conformar.

O ator e professor José Fonseca leciona a disciplina de teatro da Academia Sénior da Santa Casa da Venda do Pinheiro. A partir daí o teatro passou a fazer parte da vida destes alunos, que aceitam o desafio de representar e o transformam em momentos de felicidade e boa disposição, trazendo-a, agora, a Arruda dos Vinhos.

13/3/2019 (terça-feira)

14h30 – 17h30

Rituais dell Arte – Os dias da Rádio 

Local: Cine-Teatro (Sobral de Monte Agraço)

Programa de rádio ao vivo da antiga Emissora Nacional “Aguenta Coração” com jingle criado de raiz e um locutor. Episódio de uma radionovela Eu dou-te o arroz. Homenagem a Raúl Solnado através de monólogos e a Madalena Iglésias. Interpretação de êxitos de Maria da Graça, Milú, Maria Eugénia, Tony de Matos, Júlia Babo, Francisco José, Tristão da Silva e Irmãs Meireles, entre outros. 

31/3/2019 (domingo)

15h30 – 18h30

Revista no Coração – 25 Anos de Gente Gira

Local: Auditório Valentina de Abreu (Cadaval)

Grupo de teatro amador sediado na Vila do Cadaval. Fundado em 1994, tem vindo a realizar anualmente um conjunto de atividades de animação teatral, destacando-se a Revista à Portuguesa, que habitualmente estreia pelo Carnaval, fazendo parte do programa de animação carnavalesca da Vila. Tem, desde o seu décimo aniversário, como padrinhos os atores Maria João Abreu e José Raposo. Este ano o grupo celebra 25 anos de existência e volta a pisar o palco com a Revista no Coração – 25 Anos de Gente Gira.

3/5/2019 (sexta-feira)

14h30 – 16h30

Peça de Teatro A minha avó é uma comédia

Local: Auditório da AMAL (Lourinhã)

A avó Aparecida decide vir passar uns dias a casa da sua filha, Eugénia, achando que vai morrer brevemente com um cancro. O problema são os conflitos com o genro Luís Augusto, com o seu neto Carlitos e Cátia, a empregada da casa. Uma família completamente disfuncional, que no palco retrata várias situações possíveis do nosso dia aa dia.

Pretende-se que o público se reveja em todas as personagens – mãe, pai, filho e avó, e sobretudo que se ria nelas e com elas…

13/6/2019 (quinta-feira)

10h00 – 12h00

Cinema Parque Mayer *

Local: Arena Shopping (Torres Vedras)

O ano é 1933. Portugal depara-se com uma crescente perda de liberdade. Deolinda deixa a sua aldeia natal e chega a Lisboa determinada a tornar-se atriz de teatro no Parque Mayer. Bonita e talentosa, depressa conquista a admiração de todos e é escolhida para protagonizar uma revista do Teatro Maria Vitória….

*Sujeito a confirmação

A Europa de todos nós  

Pelo quarto ano consecutivo, como forma de celebrar o Projeto Europeu, os seis municípios que integram o programa inter concelhio Festa Sénior, em parceria com o Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo e o Clube Europeu da Escola de São Gonçalo propõem um conjunto de atividades descentralizadas que, neste ano, têm como principais objetivos:

– Motivar os cidadãos para os valores comuns europeus;

– Contribuir para uma maior visibilidade e valorização do património da região Oeste; 

– Promover o património associado à temática das Linhas de Torres reconhecendo a sua importância e dimensão europeia.  

Exposição Perspetivas

Nesta exposição, dirigida pela artista plástica Joana Maia, as IPSS`s e grupos organizados dos 6 concelhos envolvidos na Festa Sénior, são convidados a co ilustrar uma peça de um puzzle de grandes dimensões organizado por referência ao alfabeto, que caracterizará as Linhas de Torres Vedras sob o olhar e perspetivas de todos os seus intervenientes.

A par da mostra, que percorrerá os vários municípios ao longo do ano de 2019, decorrerão igualmente sessões temáticas que pretendem capacitar para a dimensão europeia das Linhas de Torres Vedras.

– abril – Município de Lourinhã (Biblioteca Municipal)

– maio – Município de Cadaval (Biblioteca Municipal)

– junho – Município de Sobral de Monte Agraço (Sala Polivalente da Biblioteca Municipal)

– julho – Município de Arruda dos Vinhos – (Centro Interpretativo das Linhas de Torres)

– agosto – Município de Torres Vedras – Local a definir  

– setembro – Município de Bombarral – Local a definir

Ciclo de Visitas ao Património 

17/4/2019 (quarta-feira)

14h00 – 16h00

Memórias D’Água

Local: Centro Histórico e Galeria Municipal do Centro Cultural do Morgado (Arruda dos Vinhos)

Arruda dos Vinhos festeja a Água em 2019.

Venha conhecer melhor esta pitoresca Vila numa pequena visita ao património que culmina na exposição Memórias D’Água. A exposição apresentará conteúdos relativos ao Chafariz enquanto elemento arquitetónico do conjunto patrimonial do Concelho de Arruda dos Vinhos, mas apresentará também informação relativa ao ciclo da água e à sua importância na construção da paisagem da Vila e do Concelho.
Os conteúdos apresentar-se-ão em forma estática e dinâmica recorrendo a equipamentos de projeção 3D, criando um ambiente de época quer em termos espaciais quer temporais.
Tem como principal objetivo reforçar o papel deste elemento arquitetónico do ponto de vista: patrimonial (história, preservação e conservação, etc.); natural (fornecimento de água e a importância desta) e simbólico (centralidade, invasões francesas, largadas de touros e outros).

*Atividade não adequada a pessoas com dificuldade de mobilidade

8/5/2019 (quarta-feira)

14h30 – 16h00

“Amores e desamores do mar”

Local: Salão de Festas e Eventos, Praça Santa Maria – Ribamar (Lourinhã)

Embarcaremos numa viagem pela vida dura e perigosa da pesca das gentes de Ribamar, em que as mulheres eram o pilar da família em terra firme e os homens se faziam ao mar para dele tirar o sustento. À volta da cultura, dos ofícios e das “artes” piscatórias, contaremos histórias reais de naufrágios e aventuras, poemas e canções, relembrando ainda os ditados populares. 

15/5/2019 (quarta-feira)

22/5/2019 (quarta-feira)

14h30-16h30

“No meu tempo era assim”

Local: Atelier do Brinquedo (Torres Vedras)

Ao longo do mês de maio, em que se comemora o Dia Internacional de Brincar e o Dia das Histórias de Vida, o Atelier do Brinquedo em Torres Vedras convida os seniores a partilharem histórias e memórias de brincadeiras e brinquedos antigos. Assim, para além de poderem visitar a coleção de brinquedos patente no espaço, os participantes terão também a oportunidade de partilhar as suas histórias e construir um brinquedo do seu tempo.

*atividade orientada pelo serviço educativo da Galeria Municipal de Torres Vedras. 

21/5/2019 (terça-feira)

18/6/2019 (terça-feira)

14h30-16h30

Visita guiada às igrejas da Vermelha e Cadaval com atuação do Grupo Coral do Cadaval

Local: Igreja da Vermelha e Igreja do Cadaval (Cadaval)

No centro da Vermelha, no Largo Monsenhor Pereira dos Reis, impõe-se a Igreja do Divino Espirito Santo, templo muito curioso pela sua decoração cerâmica, que empresta ao interior um brilho e um colorido de belo efeito decorativo. Embora não seja conhecida a data de fundação, a igreja deve ter sido construída em meados do século XVII, por ação da Irmandade do Espirito Santo, ainda hoje existente.

Na Vila do Cadaval, sede do Concelho, encontra-se a igreja paroquial dedicada a Nossa Senhora da Conceição, classificada como Imóvel de Valor Concelhio. Recentemente, aquando das obras de ampliação, foi descoberto um capitel na parede da igreja, conservado no Museu Municipal do Cadaval, com características reconhecidas como moçárabes, e que torna plausível a existência de um edifício pelo menos no século IX-X.

*Atividade não adequada a pessoas com dificuldade de mobilidade

19/9/2019 (quinta-feira)

14h30 – 17h00

Visita à Quinta das Cerejeiras / Capela Madre de Deus / Adega da Quinta

Local: Quinta das Cerejeiras (Bombarral)

A Quinta das Cerejeiras, além de pomares de pera rocha, produz também o vinho Quinta das Cerejeiras Reserva, D.O.C. Óbidos, uma das mais prestigiadas e antigas marcas portuguesas. É nesta Quinta que se encontra a Capela da Madre de Deus que remonta ao século XVI, tendo as paredes e abóbada da capela-mor forradas por azulejos do século XVII.

24/10/19

14h30 – 17h00

Visita à Igreja de Santo Quintino

Local: Igreja de Santo Quintino (Sobral de Monte Agraço)

Mandada construir por D. Manuel em 1520, sobre uma antiga capela dedicada ao culto de Santa Maria de Monte Agraço, a Igreja de Santo Quintino é um Monumento Nacional formado, ao estilo manuelino, com tábuas quinhentistas, azulejos de padrões únicos, bem como algumas imagens de particular qualidade artística.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here