382 presenças nos concertos do terceiro Ciclo de Órgão
publicidade

Os mini recitais after lunch nas quintas-feiras de outubro foram a novidade deste ano tendo se contabilizado nos mesmos 98 presenças.

382 pessoas voltaram a ouvir o órgão da Igreja da Misericórdia com os concertos do terceiro ciclo, entre o mês de outubro e dezembro.

A Música Religiosa na Europa nos séculos XVII e XVIII, apresentada pelo agrupamento Altus Continuus (que tem João Andrade Nunes como diretor e organista) foi o tema do primeiro concerto deste ciclo; Música Barroca em Portugal e Itália: As Práticas Históricas, interpretado por Daniel Oliveira (organista e diretor deste ciclo) e Marcos Lázaro (violino barroco) foi como se intitulou o segundo concerto da iniciativa; que chegou ao fim com o concerto Natais pelo Mundo!, interpretado pelo coro Staccato (com Daniel Oliveira de novo como organista).

Todos os concertos tiveram o formato de recital comentado criando uma maior interação entre os músicos e o público presente. O principal objetivo do Ciclo de Órgão de Torres Vedras é a formação e sensibilização do público.

Os mini recitais after lunch nas quintas-feiras de outubro foram a novidade deste ano tendo se contabilizado nos mesmos 98 presenças.

Para o público escolar e seniores, teve lugar durante o mês de novembro um conjunto de três visitas de estudo, em formato de peddy-paper, que convidou os participantes a fazerem uma viagem pela história e aspetos organológicos do instrumento a que se dedicou este ciclo, aos quais foi ainda proporcionada a experiência de ouvirem e experimentarem um órgão histórico. 30 participantes foram contabilizados nessas ações.

Recorde-se que o Ciclo de Órgão de Torres Vedras parte do restauro do Órgão Bento Fontanes (de 1773), existente na Igreja da Misericórdia, sendo já uma referência cultural e turística em Torres Vedras e na região Oeste.

Foi organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, contando com a parceria da Cultur`canto – Associação Cultural, do jornal Voz da Verdade e do jornal Badaladas.

Créditos de Imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here