publicidade

O 3º Congresso de Gestão de Pessoas e Ciências Empresariais da Região Oeste está marcado para dia 22 de Outubro. O encontro realiza-se nas instalações do CAERO, em Torres Vedras, e é organizado pelo Instituto Superior Politécnico do Oeste (ISPO). “O objectivo é dar continuidade ao que foi feito antes: reunir profissionais, estudantes e investigadores da área dos recursos humanos, debatendo com especialistas os temas que consideramos estarem na actualidade” explica Casimiro Ramos, director do Instituto.

“Um evento que transmita à população do Oeste aquilo que o Instituto procura dar de contributo a toda à região, e mostrar àqueles que têm intenções de fazer formações que estamos cá para isso.” 16 oradores participam este ano num formato renovado, que resulta das sugestões dos participantes das edições anteriores. “Queremos que no fim do dia as pessoas pensem: valorizei-me como pessoa e ao mesmo tempo senti-me feliz.” Com 180 inscritos até ao dia de hoje, Paulo Marques, administrador do ISPO, fala do sentimento que se pretende gerar: “de que foi um dia completo, de onde as pessoas saem satisfeitas e com algo mais.”

O Congresso promete centrar-se na “mudança na gestão de pessoas e organizações”. Isto porque, tal como os membros da Comissão Executiva do encontro explicaram ao Torres Vedras Web, “mudaram muitas coisas nos últimos 10, 15 anos na área dos recursos humanos.” Se este era um sector que se relacionava com “processamentos de salários, contratos de trabalho e controlo de assiduidade”, hoje a realidade é outra. “Tem coisas como a formação profissional, a avaliação do desempenho, a higiene e segurança no trabalho e outra coisa ainda mais importante: lidamos com pessoas.”

“A empresa pode ser tecnicamente desenvolvida e ter uma equipa de marketing fantástica. Mas se não domina o conhecimento das pessoas que tem, dificilmente conseguirá ter sucesso.”

3º Congresso da Gestão de Pessoas do Oeste. "Temos recursos, empresas e mérito local que podemos evidenciar"
Casimiro Ramos, director, e Paulo Marques, administrador, falaram sobre a preparação deste 3º Congresso organizado pelo ISPO.

Aquilo que as empresas procuram nos colaboradores, as “armas pessoais” que cada trabalhador pode usar rumo ao sucesso, as relações de trabalho e os novos contextos laborais vão estar em destaque nas palestras e nos workshops que decorrem durante este dia. O programa vai desde exemplos práticos, onde serão dadas a conhecer “experiências de mudanças feitas em empresas” como a Agriloja e a Wurth, a palestras motivacionais como a da Professora Anabela Chastre.

“Todos os temas estão focados em questões do dia-a-dia e na evolução que o sector tem verificado nos últimos tempos” explica Casimiro Ramos. As mudanças na Administração Pública e no Sistema Contabilístico aplicado às Autarquias Locais são outros dos temas em destaque, para além da palestra do Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Gestores de Recursos Humanos sobre os “grandes desafios para o futuro.”

Futuro assegurado

Ao debate sobre os recursos humanos alia-se a promoção da formação providenciada pelo ISPO que, segundo Paulo Marques, “pode ser um complemento para muitas empresas. Somos um parceiro activo que quer promover o desenvolvimento da cidade onde se encontra e da região em que se insere.” No fundo, realça, “é um recentrar da importância que este concelho tem e que é importante que seja enaltecido. Temos recursos, empresas e mérito local que podemos evidenciar.”

Quanto à preparação do Congresso, a dupla traça um balanço positivo. “Tem sido muito motivador. Temos uma participação activa dos alunos, dos professores e de antigos alunos.” O staff da organização vai ser composto por actuais alunos e quatro ex-alunos, o que leva Casimiro Ramos a prever um futuro de continuidade. “É óbvio que é um projecto para continuar e sempre com uma nuance que temos conseguido assegurar: nunca será igual.”

 

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.