O 3º episódio do projeto “Rádio Existência” é apresentado no dia 5 de outubro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
Refira-se que “Rádio Existência” é um projeto de criação de peças originais de áudio de aproximadamente 30 minutos a partir de material coletado em Torres Vedras, sendo que para a realização dessas peças foram convidados quatro criadores.
Segundo o mentor do projeto “Rádio Existência”, Alex Cassel, cada peça “pode ter qualquer formato: Um documentário. Uma colagem de sons. Uma entrevista. Uma novela de ficção. Em comum, a cada uma destas tentativas, existe o impulso de conhecer um lugar através das suas vozes”.
Acerca do 3.º episódio de “Rádio Existência”, intitulado “O Velho Oeste” e criado por Bruno Huca, é referido o seguinte:
“Entre cá e lá, a distância.
Quantos minutos de viagem são necessários até abandonar o cansaço à abstração?
Quantos planos?
Quantas viagens na mesma auto-estrada para o oeste?
Quanto aborrecimento cabe em cada quilómetro?
Quantos sonhos?
Quem nos espera à chegada ou quem deixámos para trás?
Mãe? Vou chegar atrasado! Estamos parados na A8, há dois moinhos antigos a atravessar a estrada em direção ao mar! Não me esperes para jantar.”
Ainda segundo Cassel, Rádio Existência gera-se num desejo “de ouvir antes de falar. Na ideia de visitar um lugar não como num safari ou numa excursão turística, mas como uma convivência, uma relação que pode ou não ser duradoura. No impulso de encontrar novos caminhos para a criação e para a fruição artística, subvertendo expetativas e esbatendo fronteiras. Este é um projeto de longa duração, que coloca em contato quatro criadores de origens, contextos e disciplinas distintas com o território do concelho de Torres Vedras. Um encontro que se pretende em duas vias: desafiador e gratificante para todos os envolvidos – artistas e públicos, visitantes e habitantes. Um projeto apontado para o futuro de Torres Vedras, sintonizado tanto com as suas raízes como com as suas antenas”.