publicidade

Iniciativa realizou-se entre os passados dias 6 e 8 de outubro.

“Linhas que se cruzam” foi o tema do 6.º Encontro Internacional de Desenho de Rua de Torres Vedras, iniciativa que se realizou entre os passados dias 6 e 8 de outubro.

No âmbito da mesma foi proporcionado aos seus 60 participantes um percurso pela cidade de Torres Vedras, na sexta-feira, para a elaboração de trabalhos (o qual passou por locais como o parque da Vala dos Amiais, o Centro de Artes e Criatividade, o Parque do Choupal, o Atelier dos Brinquedos, a Praça Dr. Alberto Avelino e o Largo Frei Eugénio Trigueiros), bem como um conjunto de oficinas de desenho de rua realizadas no sábado e no domingo (na zona do Castelo, na Avenida Tenente Valadim e na Encosta de S. Vicente), que tiveram como formadores Eliana Bianco, Cris Godoy, Daniel Pagans, Tomás Reis, Lurdes Morais e João Paulo Albergaria, e em que, para além de se ter explorado técnicas e formas de observar distintas, pretendeu-se também levar ao contacto com a realidade física e social de territórios onde decorreram. A esse propósito, refira-se as receções aos participantes na iniciativa, realizadas no espaço “Somos Comunidade”, situado na Encosta de S. Vicente (em que foi efetuada uma apresentação desse projeto promovido pelo Académico de Torres Vedras), e no Teatro-Cine (onde foram recebidos pelo diretor deste equipamento cultural municipal que em 2023 perfaz 100 anos de existência).

Do programa do 6.º Encontro Internacional de Desenho de Rua de Torres Vedras fez também parte um workshop orientado pela Faber-Castell no Centro de Artes e Criatividade, a inauguração de uma exposição de trabalhos do projeto “Coletivo Brasil” na Paços – Galeria Municipal e uma tertúlia realizada no Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho moderada por Pedro Loureiro (arquiteto, ilustrador e urban sketcher) e subordinada à temática do desenho de observação.

Referência ainda para a participação de 67 alunos do ensino secundário em ações realizadas na sexta-feira, nomeadamente no workshop dinamizado pela Faber-Castell no Centro de Artes e Criatividade e em ações de desenho realizadas neste último local, no parque da Vala dos Amiais e no Atelier do Brinquedo, as quais foram orientadas por André Baptista.

O 6.º Encontro Internacional de Desenho de Rua de Torres Vedras foi organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a parceria da Associação Urban Sketchers Portugal, Oeste Sketchers (parceiros institucionais), Firmo e Faber-Castell e o apoio da Ponto das Artes.

publicidade

Artigo anteriorGALA APVM 2023 realiza-se no dia 20 de outubro
Próximo artigoTerceiro concerto do projeto “Ó.Diacho! – “A noite ainda é uma criança” no CAC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui