O 6.º Encontro Internacional de Desenho de Rua de Torres Vedras realiza-se entre os próximos dias 6 e 8 de outubro, tendo como tema: “Linhas que se Cruzam”.
Recorde-se que a mais recente edição deste encontro aconteceu em 2019, tendo havido um interregno na realização do mesmo devido ao contexto pandémico que se viveu posteriormente.
A edição deste ano do Encontro Internacional de Desenho de Rua de Torres Vedras proporcionará momentos de trabalho e partilha envolvendo os desenhadores inscritos, bem como ações destinadas ao público escolar, permitindo a estudantes das mais variadas idades e áreas de ensino o contacto com o desenho de rua/urban sketching, que é neste momento um fenómeno de dimensão mundial, que conta com um elevado número de praticantes.
De frisar que Torres Vedras tem-se afirmado como um destino preferencial dos urban sketchers, os quais são atraídos pela variedade e riqueza do seu património cultural e natural, mas também pela sua gastronomia e hospitalidade das suas gentes.
Do programa do próximo Encontro Internacional de Desenho de Rua fará parte um percurso desenhado pela cidade de Torres Vedras e um conjunto de oficinas de desenho de rua, nas quais, para além de se explorar técnicas e formas de observar distintas, dar-se-á a conhecer a realidade física e social dos territórios onde decorrerão. Paralelamente, está ainda prevista uma tertúlia cuja temática será o desenho de observação.
De referir que o evento é aberto a qualquer pessoa, já que o mesmo contribui para desmistificar a ideia de que para desenhar é preciso um dom, pois, afinal, segundo João Vilanova Artigas: “Desenho é linguagem (…) e enquanto linguagem é acessível a todos. (…) o desenho, é também uma forma de conhecimento”.
O material a utilizar é opcional, sugerindo-se a opção pelo caderno, canetas, grafite e aguarelas.