A novidade deste ano do Orçamento Participativo do Município de Torres Vedras prende-se com a criação da tipologia “Ideia Jovem”.
A Câmara Municipal de Torres Vedras vai dinamizar mais uma edição do Orçamento Participativo do Município de Torres Vedras.
A sétima edição deste orçamento participativo, que é organizado no intuito de incentivar a população do concelho de Torres Vedras à participação na vida política local e a trabalhar para a melhoria da sua qualidade de vida, terá início com a fase de apresentação de propostas.
A novidade deste ano do Orçamento Participativo do Município de Torres Vedras prende-se com a criação da tipologia “Ideia Jovem”, por meio da qual se dará a jovens com idades entre os 14 e os 17 anos, residentes no concelho de Torres Vedras, a possibilidade de apresentarem projetos, num valor máximo de 10 mil euros (com IVA incluído). A esta tipologia é reservada uma verba de 60 mil euros para a implementação dos respetivos projetos vencedores.
A recolha de propostas relativas a esta tipologia realiza-se em formato online, no site do Orçamento Participativo do Município de Torres Vedras, entre 1 de maio e 15 de junho. Para a apresentação de propostas, os jovens devem registar-se neste site. As mesmas serão posteriormente dadas a conhecer numa sessão de participação a realizar no dia 16 de junho, pelas 21h, no Centro de Artes e Criatividade.
Também de 1 de maio a 15 de junho poderão ser apresentados no site do Orçamento Participativo do Município de Torres Vedras projetos na tipologia “Supra Freguesia”. Para os projetos vencedores desta tipologia está reservada uma verba de 100 mil euros, sendo que os projetos a apresentar não podem exceder um montante de 50 mil euros (com IVA incluído). No dia 21 de junho, pelas 21h, realizar-se-á, no Centro de Artes e Criatividade, a sessão de apresentação dos projetos da tipologia “Supra Freguesia” relativos à edição deste ano do Orçamento Participativo do Município de Torres Vedras.
Já a recolha de propostas para a tipologia “Projeto para a Freguesia” será efetuada em sessões participativas presenciais, as quais acontecerão: no dia 3 de maio, pelas 21h, no Salão Paroquial da Ponte do Rol (sessão relativa à Freguesia da Ponte do Rol); no dia 5 de maio, pelas 21h, na sede do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Casalinhense (sessão relativa à Freguesia da Silveira); no dia 10 de maio, pelas 21h, na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Cadriceira (sessão relativa à Freguesia do Turcifal); no dia 12 de maio, pelas 21h, no Centro Cultural e Recreativo “Os Pescadores de Cambelas” (sessão relativa à Freguesia de São Pedro da Cadeira); no dia 17 de maio, pelas 21h, na Associação de Moradores, Cultura e Recreio da Fonte Grada (sessão relativa à Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães); no dia 19 de maio, pelas 21h, no salão da Casa do Povo do Ramalhal (sessão relativa à Freguesia do Ramalhal); no dia 24 de maio, pelas 21h, no Centro Educativo da Ventosa (sessão relativa à Freguesia da Ventosa); no dia 26 de maio, pelas 21h, na Associação de Moradores da Ereira (sessão relativa à União das Freguesias do Maxial e Monte Redondo); no dia 31 de maio, pelas 21h, na Junta de Freguesia da Freiria (sessão relativa à Freguesia da Freiria): no dia 2 de junho, pelas 21h, no Pavilhão Gimnodesportivo de São Domingos de Carmões (sessão relativa à União das Freguesias da Carvoeira e Carmões); no dia 7 de junho, pelas 21h, na Escola Básica de Runa (sessão relativa à União das Freguesias de Dois Portos e Runa); no dia 12 de junho, pelas 21h, no espaço do Outeiro da Cabeça da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (sessão relativa à União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça); e no dia 14 de junho, pelas 21h, no Salão do Montepio (sessão relativa à União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira).
De referir que a sétima edição do Orçamento Participativo do Município de Torres Vedras reserva uma verba de 260 mil euros aos projetos vencedores da tipologia “Freguesia”.
A edição deste ano do Orçamento Participativo do Município de Torres Vedras prosseguirá posteriormente com a análise técnica das propostas apresentadas e a votação das propostas selecionadas.