
O empreendedorismo digital já fazia parte da vida de muitos portugueses mas, atualmente, a necessidade de estar em casa, por orientação da Direção Geral de Saúde (DGS) e do Estado, devido ao surto de Covid-19, criou ainda mais esta tendência. Conheça, então, 8 sugestões de gestão para quem se inicia nos negócios online.
O Covid-19 fez com que muitas empresas ficassem em situação de lay-off ou promovessem o trabalho remoto nas suas equipas. Isto fez com que muitas pessoas se vissem em quarentena ou isolamento social, nos seus lares, e começassem a procurar alternativas laborais que pudessem realizar a partir de casa.
A tentativa de fugir ao tédio e de ganhar alguns rendimentos já não é nova. O elevado número de desempregados no país, antes mesmo da atual situação, já motivava a busca por este tipo de alternativas que, como sabemos, nem sempre conseguem os resultados pretendidos.
Apesar de existirem muitos desafios para os empreendedores online, no entanto, parece que a escolha de trabalhos digitais está com tendência a aumentar, sendo promovida, também, pelo aparecimento de plataformas que facilitam e apoiam este processo, como poderá ver procurando mais informações sobre elas na web.
Os apoios financeiros para novos projetos e para startups são, também, bastante apelativos para aqueles que querem transformar a sua ideia original num projeto viável.
Assim, perder um momento para considerar todos os desafios do empreendedorismo online e os aspetos relacionados com a gestão deste tipo de projeto que podem ajudar a atingir o sucesso, é fundamental para garantir que se atinge o êxito desejado.
Leia 8 sugestões de gestão para novos empreendedores, que podem ajudar a facilitar o longo caminho para o sucesso.
1. Não descure a identidade da marca
Uma ideia empreendedora traduz-se numa marca e uma marca,
tal como uma pessoa, goza de uma identidade própria. Criar esta identidade é
dos processos basilares mais importantes na criação de um negócio online.
Quando cria uma marca, deve garantir que esta conta com um nome, um logótipo e
um slogan apelativos e memoráveis e que os seus princípios e valores estão bem
definidos. Esta é a base sobre a qual poderá construir tudo o resto.
2. Estude os modelos de negócio possíveis
O que não falta, nos dias de hoje, são alternativas mais e
menos convencionais para a gestão do seu negócio.
Existem vários modelos possíveis para que as empresas possam tornar-se funcionais no mundo
da Internet e estudar estes modelos é importante para que possa compreender
qual é aquele que se adapta às suas expetativas e à marca que edificou.
Um exemplo de modelo de negócio que tem feito tendência é o Dropshipping, um
modelo que se adapta muito bem às lojas online que querem poupar no
investimento inicial e que querem delegar a gestão logística.
3. Estude o mercado e o público da sua marca
Saber quem são os consumidores que procuram os produtos que a sua loja comercializa é um passo fundamental para o sucesso. Apenas quando souber quem são os clientes poderá criar as melhores estratégias para os conquistar e fidelizar à sua marca.
4. Leia sobre gestão administrativa
Os conhecimentos sobre gestão administrativa povoam, hoje, a
Internet. Vários destes materiais são, inclusivamente, de consulta gratuita.
Além disso, terá toda a vantagem, caso tenha tal possibilidade, em embarcar em
cursos e formações remotas ou presenciais, para aprender as melhores técnicas
de gestão administrativa.
5. Não fuja das tendências
Ainda que sempre tenha fugido das redes sociais, o momento
em que decide iniciar um negócio online deve promover uma mudança de atitude.
As redes sociais são uma tendência dos nossos dias e constituem importantes
plataformas de apresentação e promoção das marcas. Avalie a possibilidade de
criar contas para a sua marca no Facebook ou no Instagram.
6. Estude os seus concorrentes
Uma das maiores dificuldades na gestão de uma empresa, hoje em dia, é a saturação do mercado. A concorrência
intensa obriga, por isso, a que se mantenha a par do que fazem os seus
concorrentes diretos para poder corresponder às expetativas dos seus
consumidores.
Perceber como atuam as empresas mais reputadas no seu setor pode ajudar a
perceber como deve promover a sua loja, dar preço aos seus produtos ou
interagir com os seus clientes.
7. Aposte fortemente na comunicação
É totalmente impossível fazer a gestão de uma empresa sem
apostar nas estruturas de comunicação.
A comunicação interna e externa são princípios basilares para qualquer negócio
e, sem esta, a conquista do sucesso é totalmente impossível.
Mantenha abertas as linhas de comunicação com os seus fornecedores e os seus
clientes. Isto tornará todo o processo mais simples.
8. Motive-se como puder
Desistir
é o primeiro passo para falhar e, por isso mesmo, tão importante quanto os
aspetos mais práticos da gestão é garantir que se mantém motivado.
Veja documentários, leia livros de incentivo ou busque palavras de apoio no seu
núcleo. O importante é que a motivação se mantenha.