publicidade

Como estratégia de prevenção e educação para a saúde Comunidade que Cuida, a 9ª edição #Mocktails2017 inclui novas iniciativas de promoção de estilos de vida saudáveis junto da Comunidade Torreense e de Pais e Professores que procuram responder a desafios que estes públicos-alvo sentem e enfrentam regularmente face aos consumos de drogas e álcool e às consequências destes comportamentos aditivos junto dos seus filhos e alunos.

Como tradicionalmente, profissionais da área de prevenção da Dianova Portugal deslocam-se às escolas do concelho para realizar sessões de sensibilização e prevenção junto dos alunos, e sessões de informação para Pais e Professores. Durante estas sessões são ainda distribuídos vouchers que serão trocados, na noite de 13 de Maio, por bebidas sem álcool nos estabelecimentos parceiros aderentes. Nesta noite, os torrienses que se deslocarem aos restaurantes, bares e discotecas podem também usufruir da oferta de uma bebida sem álcool.

Este ano, a #Mocktails2017 associa-se ainda à Torres Vedras Night Run na caminhada e corrida com percurso pelas escolas e espaços de lazer nocturnos a 10 de maio, pelas 21h15, com partida na Praça Machado Santos (Praça da Batata), convidando os Torreenses a virem correr connosco.

Esta é uma iniciativa da Dianova Portugal e Câmara Municipal de Torres Vedras desenvolvida em cooperação com 40 Parceiros de âmbito local, regional e nacional, entre os quais Escolas e Universidades, Bares, Discotecas, Restaurantes, GNR, PSP, Protecção Civil, Empresas, Órgãos de Comunicação Social, uma best practice das Nações Unidas na área da Prevenção e Promoção de Saúde, que tem por objectivo a utilização de uma estratégia de proximidade para sensibilizar jovens e jovens-adultos para os comportamentos de risco associados ao consumo abusivo de álcool e de outras drogas como sinistralidade rodoviária e drop out escolar. Nas 8 edições prévias 2009-2016 impactou directamente 34.659 pessoas.

Pretendemos uma vez mais que esta seja uma actividade única e inovadora, incluindo estas novas tipologias de acções em meio escolar e comunitário, no nosso país na área da prevenção de comportamentos de risco e da sinistralidade rodoviária. O Concelho de Torres Vedras tem-se tornado um exemplo de benchmarking ao conseguir organizar uma acção colaborativa de promoção de estilos vida saudáveis, uma verdadeira Comunidade que Cuida sobretudo dos seus jovens e jovens-adultos!

Organização: Dianova Portugal e Câmara Municipal de Torres Vedras

Parceiros Institucionais: Protecção Civil de Torres Vedras, PSP, GNR

Escolas aderentes: ESCO-SEFO, ISPO, Escola Secundária Madeira Torres, Escola Internacional de Torres Vedras, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal

Estabelecimentos aderentes: Cerâmica, Boca Roxa, Bar Hora Aga, Núcleo do Sporting, Elegance, Taberna22, Vinil, Confraria, Villacaffe, Mau Maria, Mezza Restaurante, Restaurante Midi , Pateo do Faustino, Saborear Restaurante

Patrocínios: Cabugs, Vipgrafica, Gráfica A3, Red Bull, Schweppes, Super Bock, Sagres, APCV, Vimeiro*a aguardar confirmação

DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE EM MEIO ESCOLAR E COMUNITÁRIO 

MEIO ESCOLAR 

ESCOLAS

Nos meses de Março a Maio/Junho a iniciativa será promovida em meio escolar através de acções de sensibilização e prevenção de comportamentos de risco dirigida aos Alunos com uma duração máxima de 2,5h pelos Técnicos de Prevenção da Dianova junto de Escolas e Universidade do concelho de Torres Vedras. Todos os alunos receberão uma senha-oferta alusiva à iniciativa. Esta senha-oferta será trocada na noite de dia 13 Maio (sábado), em qualquer local aderente (restaurante, bar ou discoteca) por uma bebida sem álcool.

Serão ainda realizadas nesta edição acções de máximo 1h informação dirigida a Pais e Professores sobre Comportamentos Adictivos, Sintomas e Como Actuar dirigida a Pais no decorrer das reuniões de Pais e Professores 

MEIO COMUNITÁRIO 

CORRIDA NIGHT RUN

Esta edição contará com outra iniciativa, a associação à “Torres Vedras Night Run” a realizar-se a 10 de Maio (4ª feira) pelas 21h15, na Praça Machado Santos (Praça da Batata), com percurso dos participantes pelos Escolas e Espaços de Lazer nocturnos parceiros da “Mocktails”. 

RESTAURANTES

Cada restaurante oferecerá uma bebida sem álcool ou garantirá a promoção (oferta) do consumo de bebidas sem álcool durante a noite do dia 13 de Maio (sábado), entre as 21h00 e as 23h00. Estes espaços contarão com Embaixadores de Saúde Voluntários que distribuirão senhas de acesso à oferta junto dos clientes dos mesmos.

BARES

Cada Bar oferecerá uma bebida sem álcool ou garantirá a promoção (oferta) do consumo de bebidas sem álcool durante a noite do dia 13 de Maio (sábado), entre as 22h30 e as 01h00. Estes espaços contarão com Embaixadores de Saúde Voluntários que distribuirão senhas de acesso à oferta junto dos clientes dos mesmos.

DISCOTECAS

Cada Discoteca oferecerá uma bebida sem álcool ou garantirá a promoção (oferta) do consumo de bebidas sem álcool durante a noite do dia 13 de Maio (sábado), entre as 01h00 e as 04h00. Estes espaços contarão com Embaixadores de Saúde Voluntários que distribuirão senhas de acesso à oferta junto dos clientes dos mesmos.

“Mocktails: Memórias divertidas de uma noite sem álcool”, uma iniciativa organizada pela Dianova Portugal e Câmara Municipal de Torres Vedrasem colaboração com mais de 40 Parceiros. 

Esperamos encontrá-lo/a no dia 13 de Maio para se divertir mas… sem arriscar o day after!

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.