
A cedência de árvores é uma das atividades que integra o programa, com a iniciativa a entregar um máximo de 25 árvores por pessoa a todos os munícipes, escolas e associações interessadas.
A 9ª edição da Reflorestação Nacional, que decorre entre 15 e 30 de novembro, vai contar com a participação do Município de Torres Vedras. A iniciativa, que se insere no âmbito do Movimento Plantar Portugal, tem como objetivo assinalar o Dia da Floresta Autóctone, mobilizando cidadãos, escolas e freguesias em torno da reflorestação e da defesa e promoção das espécies autóctones.
A cedência de árvores é uma das atividades que integra o programa, com a iniciativa a entregar um máximo de 25 árvores por pessoa a todos os munícipes, escolas e associações interessadas. Em causa estão pinheiros bravos e mansos, alfarrobeiras, amieiros, azevinhos, carvalhos, sobreiros, freixos, medronheiros e castanheiros. As plantas serão cedidas nos Viveiros Municipais, em Fonte Grada, às segundas, quartas e quintas-feiras (15, 19, 21, 22, 26, 28 e 29 de novembro), das 09h00 às 12h00, assim como sábado, dia 24, das 10h00 às 16h00.
No dia 17 de novembro, sábado, a população é convidada a participar numa ação de florestação de um terreno municipal na cidade de Torres Vedras, junto à Variante Poente. A atividade tem início marcado para as 10h00 e resulta de uma iniciativa promovida durante a Feira de São Pedro, em que os participantes percorreram cerca de 600 kms em “troca” da plantação de 300 árvores.
A exposição Rota pela Floresta em Torres Vedras irá estar patente no Centro de Educação Ambiental, de 19 de novembro a 6 de janeiro. A mostra irá apresentar os trabalhos produzidos pelos alunos envolvidos na “Rota da Floresta”, iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa no âmbito do programa “Eco-Escolas”, que teve como objetivo fazer a ligação entre os estabelecimentos de ensino e as autarquias, para alertar para a proteção dos ecossistemas existentes.
Os Viveiros Municipais estarão de porta aberta no dia 24 de novembro, sábado, para um dia aberto que, para além da cedência de árvores, irá contar com um workshop sobre “Regeneração de áreas de Floresta Nativa”, às 10h00, dinamizado por Ana Carvalho. A oficina “Teares de Outono”, orientada para crianças dos três aos 15 anos, irá decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 16h00. O programa deste Dia Aberto conta ainda com uma visita guiada aos Viveiros Municipais, às 14h30 e às 15h30.