publicidade

Dois dias a saltar, brincar, pedalar, aprender e conviver com dezenas de jovens provenientes dos quatro cantos de Portugal. Foi assim que os jovens ciclistas da Escola Joaquim Agostinho viveram o regresso do Encontro Nacional de Escolas que no passado fim-de-semana encheu Almeirim de muita cor e alegria.

Para participar em provas de destreza e velocidade em btt e estrada, apresentaram-se na cidade ribatejana mais de meio milhar de jovens de dezenas de clubes de todo país com idades entre os 5 e 14 anos. Em representação da Academia Joaquim Agostinho / UDO estiveram 15 atletas, entre os quais 3 meninas, a Maria, a Leonor e a Joana.

Depois da interrupção do evento em 2020 devido à pandemia, foi com naturalidade que se assistiu a muitas estreias, mas o fantástico ambiente vivido no grupo ajudou a combater o normal nervosismo e o desempenho desportivo foi ao encontro da expectativa de todos os envolvidos. O entusiasmo foi evidente a todos os níveis, com atletas, família, treinadores e coordenadores a colaborarem de forma dinâmica e unida com um único objetivo, proporcionar uma experiência inesquecível para todos.

Criaram-se novas amizades e cultivaram-se valores de união, solidariedade, respeito e competição saudável que sempre caracterizaram o ciclismo de uma forma especial. Carla Domingues, diretora desportiva da escola de ciclismo torriense, considerou que “foi um fim-de-semana verdadeiramente especial e uma enorme satisfação apresentarmo-nos aqui com tantos atletas. As famílias foram incansáveis na colaboração connosco e ver a felicidade estampada no rosto de cada menino e menina é inexplicavelmente recompensadora. Recordo ainda um episódio especial quando no hotel fomos abordados por alguns estrangeiros que ao ver os nossos equipamentos recordaram Joaquim Agostinho e nos falaram dos seus gloriosos feitos. Um momento emotivo e de reconhecimento internacional vivido por todos.”

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here