A escolha do óleo do motor apropriado para o seu veículo é um verdadeiro desafio já que atualmente existe uma grande variedade de tipos e inúmeros fabricantes destes lubrificantes.
Em primeiro lugar, de acordo com a composição, os óleos de motor estão divididos em:
– minerais,
– sintéticos.
– semi-sintéticos.
Os óleos minerais são produzidos a partir da refinação e limpeza de crude de petróleo. Os óleos sintéticos são criados por complexas modificações químicas. O segundo tipo é indicado para motores modernos de elevado desempenho e carateriza-se pela sua pureza e pelo seu preço. Os óleos de motor semi-sintéticos são uma mistura de óleos minerais e sintéticos, pelo que, combinam baixo preços e boas caraterísticas.
Os fabricantes de óleos do motor utilizam uma vasta escolha de aditivos diversos: detergentes, melhoradores do índice de viscosidade, antidesgaste, modificadores de fricção, antioxidantes, inibidores de espuma e outros. Para além disto, todos os óleos diferem em termos de viscosidade. É utilizado o padrão SAE (Society of Automotive Engineers) para a classificação das características de viscosidade de um lubrificante a temperaturas baixas e altas. Por exemplo, 5w40 indica que este produto pode ser usado a temperaturas entre -35 e +40 ̊C, em que o W significa Winter (Inverno).Uma grande variedade de óleos encontrados no site pecasauto24.pt
Além disso, existem padrões do American Petroleum Institute (API), ACEA (Association des
Constructeurs Européens d’Automobiles), Japanese Automotive Standards Organization (JASO) e International Lubricant Standardization and Approval Committee (ILSAC).
O padrão ILSAC mais recente é o GF-5. API para motores a gasolina – SN, para motores diesel – CK-4.Como escolher o óleo para um carro.
Enquanto que alguns confiam na recomendação do fabricante, outros seguem análises de consumidores ou conselhos de motoristas. Recomendamos que escolha o óleo do motor de acordo com a documentação técnica do fabricante do seu carro.