A melhor tecnologia nos ferros de engomar
publicidade

Engomar. É algo que algumas mulheres adoram, e muitos homens odeiam. Mas faz parte da nossa vida, porque gostamos de ter sempre roupa passada a ferro. É um factor diferencial numa reunião, ou numa simples conversa, encontrarmos a outra pessoa, ou nós mesmos, com roupa impecavelmente passada a ferro.

O ferro de engomar foi sempre o passo seguinte à máquina de lavar, ao amaciado e ao detergente. É a recta final na limpeza, mas acima de tudo na apresentação do homem ou da mulher em público. Por isso, é preciso termos especial atenção a este passo importante.

Mas, como tudo começou…?

A história de “passar a ferro”

Hoje em dia damos as coisas como garantidas, mas o ferro de engomar é uma “arte” com muitos anos. Desde o século IV que existem formas de passar a ferro, mas, foram os Chineses os primeiros que tomaram as rédeas deste tipo de “serviço” e que começaram a passar a ferro, ainda de forma rudimentar.

Em 1882 a patente do ferro elétrico foi criado, e em 1926 surgiu o ferro a vapor. Mas, apesar do ferro elétrico ter sido uma invenção muito útil, não teve o sucesso que na altura se esperava ter.

Atualmente, existem três formas principais de passar a ferro: com ferro a seco, com ferro a vapor, e com ferro de gerador a vapor. Os anos passam, mas a tecnologia continua a evoluir.

Engomagem vertical

Esta é uma tecnologia relativamente recente. Engomar peças de roupa verticalmente é bastante mais fácil e é ideal para quem tem constrangimentos de espaço, pois é muito mais fácil de utilizar em espaços pequenos.
Normalmente estes ferros têm sistemas que regulam o calor o que possibilidade uma escolha acertada para cada tipo de roupa.
Em segundos, um ferro vertical para engomar deixa a sua roupa passada e seca, graças ao vapor de rápida utilização.

Ferros a vapor com caldeira

Este é sem dúvida o tipo de ferro que está mais presente na casa dos Portugueses. Robusto, com uma forte presença e anos de uso sem desgaste, este tipo de ferros permitem através do contacto com uma tábua lisa, também chamada de tábua de engomar ou tábua de passar a ferro, fazer pressão no tecido por forma a que este fique esticado e sem vincos.

O ferro a vapor com cadeira emite ao mesmo tempo água em forma de vapor, sendo que a função da caldeira é aquecer a água fria para lhe dar o vapor necessário ao contacto com a roupa.

Ferros geradores de vapor

Os ferros de engomar que são geradores de vapor são indicados para quem está a dar os primeiros passos na arte de engomar.
Parecido com o ferro a vapor com caldeira, este sistema permite uma passagem a ferro de alta qualidade sem grande esforço, já que estes ferros tecnológicos fazem com que a passagem da roupa seja mais fácil do que nos ferros normais.


Com tanta escolha sabemos que não vai ser difícil deixar a sua roupa totalmente passada e sem vincos. O difícil vai ser escolher com que ferro de engomar o pode fazer.





publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here