publicidade

As melhores formas de prevenção

Seja muito bem-vinda a primavera!

Se por um lado é um conforto para os olhos porque os dias passam a ser mais soalheiros e tudo ganha mais cor, o céu, os campos verdes, as árvores e plantas apresentam as primeiras flores; por outro lado é aberta a época das alergias principalmente porque os níveis de pólen no ar aumentam exponencialmente e também os olhos sofrem as consequências desta bem-aventurada chegada da primavera.

Os casos de alergias oculares aumentam bastante nesta época sazonal e deixar de dar atenção a esta questão pode desencadear alguns riscos para a visão.

É muito fácil detetar os sintomas: comichão frequente nos olhos, secreção na mucosa, olhos vermelhos e inchados, excesso de produção de lágrimas, ardor e desconforto na presença de luz forte.

Os sintomas de alergias oculares podem aparecer a qualquer altura do ano. Depende do tipo de alergia: sazonal, que é uma praga durante metade do ano (primavera e outono), e as alergias permanentes, as que nos acompanham durante todo o ano.

As alergias nos olhos podem ser provocadas por diversos elementos exteriores. As alergias sazonais aparecem por exemplo por causa do pólen. As alergias permanentes têm diferentes causas, desde os pelos dos animais até aos ácaros.

Está a rever-se neste cenário? Se a sua resposta é afirmativa não desanime porque não está sozinho. As alergias oculares são muito comuns.

A conjuntivite primaveril pode apresentar desde sintomas leves como coceira e vermelhidão até sintomas mais graves como lesões na córnea. Mas se sentir estes sintomas consulte o seu médico ou especialista para obter um diagnóstico correto.

Mesmo assim existem algumas medidas preventivas que podem ser tomadas. No caso da alergia sazonal, tente evitar atividades ao ar livre em dias de vento, na primavera e no verão. Mas a boa notícia é que a maresia da praia é um bom aliado para os problemas das alergias.

Sabia que a chuva na primavera pode fazer maravilhas com o pólen? É realmente verdade, por isso se anseia por um passeio ao ar livre aconselho a ir num dia a seguir a chover. Outra sugestão é lavar bem os olhos, com um produto especifico ou soro fisiológico, já que ajuda bastante a retirar o pólen.

Os óculos de sol, para além de serem um acessório que deve ser utilizado todo o ano para proteger os olhos da luz solar, seja ela mais ou menos forte, são também os melhores amigos para quem sofre com as alergias nesta altura do ano, não deixando, com tanta facilidade que o pólen e outras partículas cheguem aos olhos, evitando que a sua vista fique lacrimejante e irritada.

Existem produtos que auxiliam neste mal-estar causado pelas alergias, nomeadamente a utilização de gotas humectantes ou lubrificantes, mas para sua utilização é necessário consultar primeiro o seu médico ou especialista que lhe dará o produto mais adequado à sua situação.

Com alergias ou não a primavera é sem dúvida a mais bonita estação do ano, e com ela renovamos a nossa energia e vontade de sair e estar em contacto com a natureza. Por isso mesmo que as alergias não sejam um impedimento para este reencontro com a vida no exterior. A melhor forma de se adaptar às alergias é através da prevenção.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.