
Tudo começou no século XIII, nesta altura já se festejava o Entrudo em Portugal, que tinha como principal significado “entrada”, estando interligado ao período de três dias que precedia a entrada na Quaresma. Tratava-se de uma festa popular que resultava do lançamento pelas ruas de baldes de água, ovos, laranjas, farinha, entre outros produtos.
Já no século XVI, utilizava-se o termo Carnaval, que estava relacionado com as festas romanas então recuperadas pelo Cristianismo. Estas festas romanas tinham o seu ínicio no dia de Reis e fim na quarta-feira de cinzas (vésperas da Quaresma). Uma alusão ao dia em que, anualmente, o sacerdote colocava as cinzas resultantes da queima das palmas bentas do ano anterior sobre a cabeça dos fiéis. Semelhantes às cinzas que resultam da queima do Entrudo, o Carnaval personificado. As mesmas cinzas a que seria votado, mais tarde, o rei do Carnaval, aquele que melhor encarna o espírito carnavalesco.
A máscara era um elemento obrigatório, símbolo da transformação de quem a usava em outra pessoa. Assim, começaram a ser criados outros disfarçes como as matrafonas.
Tudo isto tem o carnaval torreense, hoje como ontem desenvolvido na rua, com os seus cortejos, festas e concursos de máscaras.
A popularidade do primeiro grande Carnaval de rua organizado em Torres Vedras, foi quando se substituíram a procissão das cinzas pelo enterro do Entrudo, com um desfile bem organizado, em 1912.
Hoje, o Carnaval de Torres Vedras tem como tradição vários elementos: os Reis; as Matrafonas; os Carros Alegóricos; os Cabeçudos; o Monumento; a Real Confraria; os Ministros; as Marias Cachuchas; os Fidalgos; etc.
Este belíssimo carnaval é vivido a 100% pelos torreenses que começam um ano antes a preparar tudo com a ajuda de pessoas que vêm de arredores. Muitos indivíduos vêm de prepósito a Torres Vedras nesta altura do ano para poder saber em que é que este Carnaval consiste e o porquê das pessoas afirmam ser o melhor Carnaval de Portugal.
O ano passado o tema foi figuras e figurões, já este ano é Brinquedos e Brincadeiras.
Este carnaval tem uma longa história e uma longa tradição e não é ao acaso que é considerado o carnaval mais português de Portugal. A população da zona de Torres Vedras vive este evento a 100%, é algo que lhes está no sangue e que é passado de geração em geração.
Como a vida são dois dias e o Carnaval de Torres são seis, preparem-se para vir já amanhã ao primeiro dia do Carnaval de Torres Vedras.