publicidade

Tudo começou no século XIII, nesta altura já se festejava o Entrudo em Portugal, que tinha como principal significado “entrada”, estando interligado ao período de três dias que precedia a entrada na Quaresma. Tratava-se de uma festa popular que resultava do lançamento pelas ruas de baldes de água, ovos, laranjas, farinha, entre outros produtos.

Já no século XVI, utilizava-se o termo Carnaval, que estava relacionado com as festas romanas então recuperadas pelo Cristianismo. Estas festas romanas tinham o seu ínicio carnavalno dia de Reis e fim na quarta-feira de cinzas (vésperas da Quaresma). Uma alusão ao dia em que, anualmente, o sacerdote colocava as cinzas resultantes da queima das palmas bentas do ano anterior sobre a cabeça dos fiéis. Semelhantes às cinzas que resultam da queima do Entrudo, o Carnaval personificado. As mesmas cinzas a que seria votado, mais tarde, o rei do Carnaval, aquele que melhor encarna o espírito carnavalesco.

A máscara era um elemento obrigatório, símbolo da transformação de quem a usava em outra pessoa. Assim, começaram a ser criados outros disfarçes como as matrafonas.

Tudo isto tem o carnaval torreense, hoje como ontem desenvolvido na rua, com os seus cortejos, festas e concursos de máscaras.

A popularidade do primeiro grande Carnaval de rua organizado em Torres Vedras, foi quando se substituíram a procissão das cinzas pelo enterro do Entrudo, com um desfile bem organizado, em 1912.

Hoje, o Carnaval de Torres Vedras tem como tradição vários elementos: os Reis; as Matrafonas; os Carros Alegóricos; os Cabeçudos; o Monumento; a Real Confraria; os Ministros; as Marias Cachuchas; os Fidalgos; etc.A Vida são 2 Dias e o Carnaval de Torres são 6

Este belíssimo carnaval é vivido a 100% pelos torreenses que começam um ano antes a preparar tudo com a ajuda de pessoas que vêm de arredores. Muitos indivíduos vêm de prepósito a Torres Vedras nesta altura do ano para poder saber em que é que este Carnaval consiste e o porquê das pessoas afirmam ser o melhor Carnaval de Portugal.

O ano passado o tema foi figuras e figurões, já este ano é Brinquedos e Brincadeiras.

Este carnaval tem uma longa história e uma longa tradição e não é ao acaso que é considerado o carnaval mais português de Portugal. A população da zona de Torres Vedras vive este evento a 100%, é algo que lhes está no sangue e que é passado de geração em geração.

Como a vida são dois dias e o Carnaval de Torres são seis, preparem-se para vir já amanhã ao primeiro dia do Carnaval de Torres Vedras.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.