publicidade

A reabilitação da Azenha da Ponte, situada na localidade do Ameal, é uma realidade cada vez mais próxima.

Na mais recente reunião da Câmara Municipal de Torres Vedras foi deliberado a abertura de concurso público para a execução da respetiva empreitada, a qual terá um preço base de 187.785 euros (acrescido de IVA).

De referir que a Azenha da Ponte é um raro exemplo de moinho de água de roda horizontal. A intervenção a levar a cabo nesta azenha tem como objetivo a reabilitação da estrutura existente tendo em vista a refuncionalização do respetivo edifício enquanto núcleo museológico e interpretativo que introduza o tema da água e ilustre, através de um percurso temático, os mecanismos e processos de moagem, assim como o funcionamento e as características específicas dos moinhos de água e de vento da região de Torres Vedras.

A intervenção a levar a cabo na Azenha da Ponte consistirá em duas componentes essenciais: na reabilitação do edificado e, por outro lado, na recuperação dos respetivos mecanismos de moagem.

A obra será cofinanciada no âmbito da operação Renovação de Aldeias, a qual decorre do Programa de Desenvolvimento Rural.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here