Abertura do ano letivo assinalada na Comunidade de Aprendizagem “Farol”
publicidade

“Farol” é um projeto “no qual alunos, pais, profissionais de educação e outros agentes educativos, estão profundamente comprometidos na construção de um destino coletivo, não deixando de prestar atenção à valorização da singularidade de cada um”, segundo a equipa educativa.

O “Farol” é um projeto de inovação pedagógica frequentado por 40 crianças, que nasceu no ano letivo de 2015/2016 resultando da conjugação de vontades de vários pais e professores, com o apoio da Rede de Educação Viva – Núcleo de Torres Vedras, da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias.

Segundo a equipa educativa, este é um projeto “no qual alunos, pais, profissionais de educação e outros agentes educativos, estão profundamente comprometidos na construção de um destino coletivo, não deixando de prestar atenção à valorização da singularidade de cada um”.

Durante a semana os alunos têm aulas tradicionais, fazem trabalhos de pesquisa e de grupo mas também têm oportunidade de construir robôs, têm tempo dedicado à expressão plástica e físico-motora e debatem temas em “assembleia”.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, assinalaram ontem a abertura do ano letivo visitando a Comunidade de Aprendizagem “Farol”, na escola da Orjariça.

Acompanhados por Joaquim Gonçalves, diretor do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, o presidente e a vereadora visitaram as atividades em curso por todo o espaço escolar e deram as boas-vindas aos professores, alunos, pais e colaboradores presentes.

 

A Câmara Municipal de Torres Vedras está a organizar pelo terceiro ano consecutivo o programa “Olá setembro! Um regresso à escola para todos”, que pretende proporcionar um melhor regresso às aulas à comunidade educativa do Concelho.

Esta iniciativa inclui um conjunto de ações, das quais se destaca: a rubrica “5 Minutos de Educação”, promovida em pareceria com a Torres Vedras Web; os artigos semanais sobre os projetos e iniciativas de educação publicados no jornal Badaladas; a apresentação do programa pedagógico dos Serviços Educativos do Município de Torres Vedras; a realização de uma reunião do Conselho Municipal da Educação; uma sessão do projeto “Conversas com Pais”, no Edifício dos Paços do Concelho; e uma exposição de projetos de novos equipamentos escolares no Concelho.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.