
A lista dos 21 doces, por distrito, que passam à próxima fase vai ser anunciada no inicio de Abril.
A ACIRO (Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste) apresentou uma candidatura às 7 Maravilhas dos Doces.
Arroz Doce do Paúl, Tacinha de Maçã com amêndoa, Areias de Santa Cruz, Bolo de
Casamento e o Bolo Rei de Chocolate são os candidatos apresentados pela ACIRO às 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Na edição de 2019, o concurso é dedicado à doçaria portuguesa, incentivando os doces de cada região, a candidatarem-se, às 7 Maravilhas Doces de Portugal.
As categorias dos doces, dividem-se em, Doce de Território, Bolo de Pastelaria, Doce
de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e
Mel e Doces de Inovação.
A Candidatura submetida pela ACIRO leva a concurso na categoria de Doce de Colher e Doce à Fatia, O Arroz Doce do Paúl e ainda a Tacinha de Maçã com amêndoa, respectivamente da Feira do Arroz Doce do Paúl e do Moinho do Paúl – Restaurante.
Na categoria de Biscoitos e Bolos Secos é as Areias de Santa Cruz produzidas pelos Moinhos da Capucha, sendo na categoria de Bolos Festivos o Bolo de Casamento das Coisas Doces da Cris. e ainda na categoria Doces de Inovação o Bolo Rei de Chocolate da Pastelaria Pãozinho da Avenida.
A lista dos 21 doces, por distrito, que passam à próxima fase vai ser anunciada no inicio de Abril. Após uma nova selecção realizada por um painel de especialistas, os candidatos são apresentados para votação pública, ao longo dos meses de Julho e Agosto, em programas transmitidos em directo pela RTP1. Haverá nesta fase 7 candidatos por distrito e região autónoma, num total de 140 doces a concurso, sendo que de cada programa sai um pré-finalista que passa às semifinais.
O Pastel de Feijão de Torres Vedras, o Pastel de Feijão com Telha de Amêndoa, a Uvada e as Morenas de Uvada são outros quatro candidatos do concelho de Torres Vedras às 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Na candidatura submetida pelo Município, o Pastel de Feijão de Torres Vedras enquadra-se na categoria Doce de Território, a Uvada participa enquanto Doce de Fruta e Mel, já o Pastel de Feijão com Telha de Amêndoa e as Morenas de Uvada são candidatos na categoria Doces de Inovação.
A Gala Finalíssima realiza-se a 7 de Setembro e será transmitida pela RTP1. Dos
14 finalistas apurados vão ser eleitos, pelos portugueses, sete doces como as 7
Maravilhas Doces de Portugal.
Imagem: FB Acip-Associação do Comércio e da Indústria de Panificação