A Câmara Municipal de Torres Vedras, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e da GNR, irá realizar ações de fogo controlado e queimadas extensivas, nos dias 20, 21, 22 e 24 de maio, junto às localidades de Furadouro, Caixaria, Orjariça, Matacães e Casais da Sestearia.
As ações visam a queima de matos, com grande carga de combustível, e tem como objetivo reduzir o risco de incêndio junto a aglomerados populacionais e a proteção de povoamentos florestais.
O fogo controlado, enquanto ferramenta na gestão silvícola do território, promove a compartimentação dos espaços florestais, através da criação de descontinuidade do coberto vegetal, em faixas ou mosaicos estrategicamente localizados, reduzindo desta forma a quantidade de combustível acumulado.
O uso do fogo controlado, para além de minimizar o risco de incêndio, serve as necessidades de diversos utilizadores do território, através da promoção da renovação de pastagens. Estas operações são também extremamente relevantes para fomentar o aumento da biodiversidade e para as espécies cinegéticas.