Acordo entre Município e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foi hoje assinado
publicidade

No antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, também conhecido como hospital do Barro, vai nascer um Health Park for Multidisciplinary Care.

Na manhã de hoje, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Fausto Pinto, assinaram o acordo para a criação de um campus universitário ligado à investigação em medicina e ciências biomédicas no antigo Hospital do Barro, em Torres Vedras.

“Temos projetos em desenvolvimento com universidades e instituições científicas de todo o mundo e podemos trazê-los para Torres Vedras, expandindo essa atividade neste espaço”, referiu o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Fausto Pinto.

No antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, também conhecido como hospital do Barro, vai nascer um Health Park for Multidisciplinary Care, um espaço de referência dedicado à prestação de cuidados assistenciais, à formação de profissionais da saúde, ao ensino e à investigação em Medicina e em outras Ciências Biomédicas.

Com o projeto, o município pretende dar uma solução para o edifício do Hospital do Barro, encerrado em 2015, depois de o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) ter aí desativado o internamento, consultas e exames de diagnóstico do serviço de Pneumologia.

“Volvidos quatro anos, o edifício encontra-se nestas condições de abandono e agora com a descentralização de competências do Estado para as autarquias, temos condições para que o mesmo possa voltar a ter vida”, afirmou Carlos Bernardes na ocasião.

De acordo com o protocolo, a Câmara Municipal compromete-se a encontrar fontes de financiamento e a reabilitar todo o edifício e a Universidade de Lisboa e a criar condições para ter um campus “vocacionado para o ensino, atividades assistenciais e investigação de índole multidisciplinar, ao nível dos cuidados primários e de reabilitação”, encontrar parceiros para o consórcio e encontrar fontes de financiamento para a implementação do projeto.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here