Agenda Maior: 32 atividades dão forma a programa cultural sénior
publicidade

A Agenda Maior é o novo programa cultural sénior que irá promover 32 atividades artísticas, formativas e lúdicas ao longo deste ano nos concelhos de Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço. O programa, que sucede à Festa Sénior, foi apresentado na passada sexta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã, uma vez que o VIII Congresso de Envelhecimento Ativo irá, este ano, decorrer na Lourinhã, a 27 de maio.

“Aqui não há valor que se possa dizer que não é bem aplicado” referiu o vereador dos Assuntos Sociais e Intervenção Comunitária da Câmara Municipal da Lourinhã, José Tomé, destacando a importância do trabalho com a população sénior. “O enriquecimento que trazem, o convívio que é proporcionado nestas ações e [porque] permite que as pessoas conheçam aquele território que está mais próximo” destacou, sublinhando as cerca de 5000 participações nas atividades que decorrem ao longo do ano nos seis concelhos.

A sessão de apresentação contou, ainda, com a presença da vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, da vice-presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, Rute Miriam, da vereadora da Ação Social e Saúde e vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Fátima Paz, da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, Carla Alves, e da vereadora da Ação Social e Solidariedade e Apoio à Geração Sénior da Câmara Municipal do Bombarral, Patrícia Pereira.

A Agenda Maior irá decorrer até novembro, envolvendo cerca de 40 instituições destes concelhos do Oeste. Durante a apresentação, José Tomé destacou o “papel que as Instituições Particulares de Solidariedade Social têm desenvolvido” e sublinhou a vertente de formação que integra o programa. Afinal, as atividades desenvolvem-se em cinco eixos distintos: ciclo de atividades lúdicas “A festa continua!”, ciclo de literatura e cinema “Luz, palavras, ação!”, ciclo de atividades formativas “Zoom” e ciclo de música e teatro “Ao palco!”, assim como visitas ao património “Histórias com Estórias”.

Divers(idades) será a primeira atividade da Agenda Maior, que irá decorrer no Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral. Aquele que será o espetáculo de abertura deste programa está marcado para dia 2 de fevereiro e será protagonizado por seniores dos vários concelhos, em que se destaca a participação do Grupo Coral Gaudeamus. Já em Torres Vedras, a primeira atividade está marcada para o dia 21 de fevereiro, com o Baile de Carnaval a decorrer no Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições.

Sublinhe-se que esta edição da Agenda Maior irá contar com um primeiro período de inscrições até ao final de janeiro, apenas para as atividades do primeiro semestre, e um segundo período de inscrições, com início no mês de maio, para as atividades que decorrem no segundo semestre.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here