publicidade

O sistema de bicicletas públicas da cidade de Torres Vedras foi o vencedor nacional do prémio “Energy Globe Award” deste ano, anunciaram a organização do prémio e o município, que hoje recebe em Lisboa o galardão.

Em dois anos, as bicicletas já percorreram quase 94 mil quilómetros, evitando a emissão de 14 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, informou o município.

Integradas no projeto de mobilidade da cidade, as bicicletas oferecem aos cidadãos uma nova solução de transporte, com benefícios ambientais, sociais e económicos. A autarquia quer incentivar a mobilidade sustentável para que as pessoas se possam deslocar de bicicleta e reduzir o uso do automóvel.

As bicicletas públicas, denominadas “Agostinhas” em homenagem ao ciclista Joaquim Agostinho, natural do concelho, foram implementadas em 2013. Dois anos depois, o projeto já possui mais de 1.400 utilizadores.

O sistema integra 30 bicicletas elétricas e 260 convencionais, mas só cerca de metade estão disponíveis pelas 14 estações dispersas por várias zonas da cidade, nomeadamente escolas, parque verde, Expotorres e centro comercial.

A medida insere-se no Plano da Rede de Ciclovias Urbanas da autarquia, que prevê um investimento de 200 mil euros na construção de seis novas ciclovias na cidade, além das existentes.
A promoção do uso da bicicleta e outros meios de transporte sustentáveis e não poluentes está prevista na Agenda 21 local.

O Energy Globe Award conta com mais de 170 países participantes e mais de 1.500 inscrições de projetos por ano.

O galardão, que a nível internacional foi este ano atribuído à Nicarágua, distingue projetos regionais, nacionais e globais que preservem os recursos, como a energia, ou utilizem fontes renováveis ou fontes isentas de emissões, com o objetivo de consciencializar para soluções ambientais sustentáveis.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.