publicidade

A água, bem essencial à vida humana e por isso historicamente fundamental para a fixação de populações e criação de comunidades, tem agora um percurso pedestre no concelho a si dedicado.

Trata-se do décimo criado pela Câmara Municipal, o qual foi inaugurado na manhã do dia 14 de novembro, no âmbito das Festas da Cidade, numa atividade organizada com a Junta da Freguesia da Ponte do Rol, e que contou com a participação de 103 caminhantes.

Com ponto de partida e de chegada no Parque Verde da Ponte, na Ponte do Rol, este percurso convida à visita de vários locais relacionados com a água, nomeadamente a bica do Largo Álvaro da Ponte, a Fonte das Adegas, os lavadouros, o “Poço da Ti Rita”, o “Poço do Paraíso” (na Ponte do Rol), a Fontainha da Galegueira (na zona do Alto do Seixinho), a regueira do Casal Galinha, o Chafariz  da Gondruzeira, o poço público do Casal Malacas, a Ribeira de Monzebro, o poço árabe de Gibraltar, as minas e reservatórios de água no Casal da Serra, o “Poço de Benfica” o “Poço Velho” (também nesta última localidade), o rio Sizandro e a nora e o Poço da Escola (junto à EN9).

A Rota da Água proporciona ainda o desfrutar de outros elementos do património natural e cultural da freguesia da Ponte do Rol, levando os caminhantes a locais como aIgreja de Nossa Senhora da Conceição, a panorâmica da zona do Casal do Telhadouro ou o Forte do Grilo.

De referir ainda que esta é uma pequena rota circular com um total de 20 km, e um grau de dificuldade médio, a qual conta uma derivação com cerca 11 km.

Mais informação sobre a mesma pode ser consultada neste site.

Recorde-se que as Festas da Cidade foram organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.