publicidade

Natal na Fonte Grada

Aldeia presépio para visitar até 6 de janeiro

Não é só o Carnaval que move a população do concelho de Torres Vedras, pois numa pequena aldeia na periferia da cidade, designada por Fonte Grada, recebe-se o Natal com uma retratação popular e invulgar.

Através de bonecos, vestes, utensílios e estruturas executados por populares ligeiramente feitos “à escala”, caracteriza personagens locais marcantes e ofícios de outrora, como o taberneiro, o barbeiro, o moleiro, o torneiro, a vendedora de castanhas, o sacristão, o rancho folclórico, a escola primária, as históricas ruinas da Nª Srª da Nazaré, as lavadeiras (tanques), a emblemática Árvore dos reformados e imprescindível a nossa lendária Fonte.

fte grada

O espaço exterior, à entrada do edifício sede da Associação de Moradores, Cultura e Recreio da localidade, que geralmente serve como esplanada, rejuvenesce e ganha cor por agora. Com entrada livre, proporciona uma analepse nostálgica, onde posteriormente poderá descer até ao bar, para um café ou cházinho quente, que tanto este clima pede.

Finalizado e exposto como manda a tradição, de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro, a Fonte Grada recebe muitos visitantes, desde caras desconhecidas de passagem, a idosos que raramente saem de casa, mas que por estes dias fazem questão de ir mostrar aos filhos e netos os seus antepassados ali representados.

É então, com imenso orgulho no que temos vindo a construir à mais de 6 anos, que aqui demonstramos a nossa disponibilidade para vos descrever toda esta simbologia, processo, figuras e ofícios, aqui deixamos também e expectantes, o nosso convite para uma possível visita vossa e aproveitamos para expressar os votos de um Feliz Natal e Bom Ano Novo.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.