A Câmara de Alenquer espera receber pelo menos 25 mil visitantes para o programa de Natal deste ano, que arranca no dia 30 com o tradicional presépio na encosta da vila, disse hoje o seu vice-presidente.
Rui Costa disse à agência Lusa que são esperados 25 mil visitantes no parque temático alusivo ao Natal e para as atividades infantis e outros 10 mil para assistir ao espetáculo de fogo de artifício e música, que vai acontecer no dia em que é inaugurado o presépio e a respetiva iluminação.
Por causa da pandemia, o autarca apelou que os espetadores se espalhem pela vila para assim garantirem um maior distanciamento.
Desde 1968 que o presépio é montado na colina da vila, após as cheias ocorridas em 1967, que provocaram danos em Alenquer e quase 50 mortos no concelho.
A montagem do presépio na encosta levou à denominação de ‘vila presépio’, tendo em conta a imponência das figuras, que chegam aos seis metros de altura.
O autarca referiu que as previsões apontam para menos visitantes do que na edição de 2019, cerca de 35 mil visitantes, tendo em conta os receios e eventuais restrições que venham a surgir no âmbito da pandemia de covid-19, que impediu a realização do evento em 2020.
O município estima investir 200 mil euros na edição deste ano, o mesmo do que em 2019.
Os eventos vão decorrer em vários pontos da vila e não vão estar concentrados no habitual Parque Temático de Natal, devido à pandemia.
No Parque Vaz Monteiro, situado no centro da vila baixa de Alenquer, vai ser recriada uma autêntica “Vila Mágica”, onde se irão concentrar a maior parte das atividades para os mais pequenos, sobretudo a Aldeia do Pai Natal, com a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Brinquedos, a Casa das Guloseimas e ainda uma mini-roda.
Ainda no centro da vila, no parque da Paróquia de Alenquer, está instalada uma tenda dedicada a um espaço infantil, com trampolins, insufláveis, pinturas faciais e outras brincadeiras.
O programa de Natal, que se prolonga até 30 de dezembro, conta ainda com concertos e contos de Natal, visitas guiadas ao presépio, exposições de presépios nos Paços do Concelho, carrossel mágico ao estilo parisiense, teatro, mercado de Rua no Largo do Espírito Santo, teatro e mercearia de Natal no Museu de Vinho e animações de rua.
A grande maioria das atividades é gratuita, com algumas exceções cuja entrada tem um preço simbólico.
Este município do distrito de Lisboa vai ter disponível um serviço de autocarro para garantir a deslocação dos visitantes entre os parques de estacionamento periférico e o centro da vila.