Aluno do Orfeão de Leiria conquista 1º lugar do “Grand Prize Virtuoso” em Bruxelas
publicidade

José Guilherme Neves, aluno de tuba da Escola de Música do Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA), foi distinguido, em Bruxelas, com o primeiro prémio da competição internacional de música “Grand Prize Virtuoso”. A distinção permitirá ao aluno leiriense a participação num Recital no Centro de Belas Artes, em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 21 e 22 de dezembro de 2019, e a oportunidade de ser selecionado para um concerto de orquestra, a decorrer em Itália, em 2020.

“Os prémios obtidos pelos nossos alunos são para nós o reconhecimento por todo o trabalho de mérito desenvolvido no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes e que muito nos orgulha!”, declara Acácio de Sousa, presidente do OLCA. “O José Guilherme, mais uma vez, brilhou ao
mais alto nível, num concurso de altíssima qualidade de reconhecimento internacional, como já
nos vem habituando. Esta é uma distinção mais que merecida, que lhe augura um futuro notável como instrumentista”, vaticina o presidente da Instituição.

O concurso internacional “Grand Prize Virtuoso” está aberto a músicos de todas as nacionalidades e idades, e abrange instrumentos de cordas, piano, sopro, música vocal e de câmara. Cada disciplina é dividida em diferentes categorias etárias: jovem músico (oito anos ou menos); júnior (nove aos 12 anos), intermediário (13 aos 15 anos); avançado (16 a 18 anos); e sénior (sem limite de idade). A música de câmara é dividida em três categorias de idade: Grupo A (menores de 12 anos), Grupo B (13 a 18 anos) e Grupo C (19 anos ou mais).

A competição pretende incentivar a atuação e crescimento de jovens músicos, contribuindo para reforçar a confiança e ajudar à realização de sonhos. O “Grand Prize Virtuoso” tem ainda como objetivo descobrir novos artistas com forte presença em palco e ajudar a lançá-los em carreiras internacionais. Como tal, a competição não considera apenas a componente técnica, mas também no carisma dos artistas.

O “Grand Prize Virtuoso” atraiu candidatos de todo o mundo: Albânia, Argentina, Arménia,
Austrália, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile,
China, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, República Dominicana, Finlândia, França,
Geórgia, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Japão,
Cazaquistão, Letónia, Luxemburgo, Macedónia, Malásia, Malta, México, Holanda, Nova
Zelândia, Noruega, Filipinas, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Singapura, Eslováquia,
Eslovénia, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos e Vietname.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here