
A ação desenvolve-se no âmbito da comemoração do Dia Internacional de Ação pelos Rios.
No passado dia 14 de março, uma turma da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal participou numa ação de reabilitação de uma parcela da margem do rio Sizandro, no Parque Verde de Runa.
Tratou-se de uma ação de estacaria viva – uma técnica que consiste na colocação de estacas de espécies autóctones no solo, e de limpeza do leito do rio, através da remoção de entulho e de plásticos.
A ação desenvolve-se no âmbito da comemoração do Dia Internacional de Ação pelos Rios integrada na operação “Ruivaco-do-Oeste | Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema”.
“Ruivaco-do-Oeste – Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema” é uma operação, aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR, que visa a promoção da gestão ativa da espécie de peixe dulçaquícola Achondrostoma occidentale, conhecido por Ruivaco-do-Oeste, e do seu ecossistema ripícola circunscrito aos rios Alcabrichel e Sizandro, através de ações que contribuem para a criação de corredores ecológicos favoráveis à movimentação da espécie.
Imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras