Alunos do 12º ano do Externato de Penafirme tornam Oficina autossustentável
publicidade

Este foi um projeto exaustivo e rigoroso, que permitiu aos alunos aplicarem, num
contexto prático, os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos três anos do Curso.

Os alunos do 12º ano do curso profissional de TISS – Energias renováveis do Externato de Penafirme, no âmbito da disciplina de Práticas Oficinais, desenvolveram um projeto para tornar a Oficina, onde se ministram os Cursos Profissionais Técnico Instalador de Sistema Solares Fotovoltaicos e de Técnico Manutenção Industrial variante Eletromecânica, autossuficiente relativamente ao consumo de energia elétrica.

“Inicialmente, os alunos fizeram o levantamento de todos os equipamentos a operar
naquela sala de formação, com o intuito de aferir a potência necessária para que todos eles possam ser usados sem recorrer à rede elétrica. De seguida, efetuaram os cálculos de consumo do rácio médio por hora/mês. Obtidos os resultados, estes foram comparados com a produção de duas Strings, cada uma com dez módulos fotovoltaicos ligados em série, instalados no parque solar em frente à Oficina”, explicaram os alunos envolvidos no projeto.

A produção de apenas duas Strings manifestou-se, comprovadamente, suficiente para
tornar a Oficina autónoma em termos de consumo de energia elétrica. Os restantes vinte estão a produzir eletricidade que está a ser utilizada para benefício do Campus Escolar.

Este foi um projeto exaustivo e rigoroso, que permitiu aos alunos aplicarem, num
contexto prático, os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos três anos do Curso, preparando-os para a sua vida profissional que brevemente abraçarão.

publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Os alunos dos anos anteriores (no meu caso) e que fizeram o projeto e o desenvolveram e agora os do ano passado e que recebem os louros sim senhor…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here