Amanhã às 16h na Escola Padre Vítor Melícias
publicidade

Visita do Sr. Secretário de Estado ao Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias

PAFC (projeto de autonomia e flexibilidade curricular)

 “No âmbito das prioridades definidas no Programa do XXI Governo Constitucional para a área da educação, foi autorizada, em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018 (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho).” (in site da Direção Geral de Educação).

O Agrupamento de Escolas Pe. Vitor Melícias, faz parte de um conjunto restrito de escolas, a única no concelho de Torres Vedras, que aderiu a esta experiência, primando por continuar a inovar as suas práticas pedagógicas e tornando-as mais motivadoras e interessantes para os jovens de hoje.

À exceção dos estabelecimentos do ensino pré-escolar, todos as escolas do agrupamento estão envolvidas neste desafio, pois estão abrangidas por este projeto, ao nível do 1º Ciclo, todas as turmas de 1º ano de escolaridade e o Projeto Farol, bem como todas as turmas do 2º Ciclo do agrupamento.

Dando cumprimento ao referido despacho e no sentido de tornar as aprendizagens mais significativas, tentamos encontrar as opções que melhor se adequam aos desafios do nosso Projeto Educativo, permitindo que as aprendizagens sejam úteis no dia-a-dia, transversais e resultem num produto final de maior capacitação individual e coletiva.

Pretendemos, assim, criar espaços escolares de envolvimento, participação e  realização pessoal que permitam desenvolver nos nossos alunos as competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, tão necessárias no século XXI.

É neste âmbito que o Agrupamento Padre Vítor Melícias tem vindo a organizar encontros que poderão ser inspiradores e motivadores para seguirmos tão árduo caminho: o da mudança e atualização do sistema de ensino.

Depois do primeiro, realizado em 22 de setembro passado, com a presença do Professor João Couvaneiro, considerado um dos 50 melhores professores a nível mundial, vamos realizar a 2ª edição, para continuar a pensar  e a debater a escola que queremos.

Desta vez, trata-se dum 2º Encontro a realizar na Escola Básica Padre Vítor Melícias, sob o tema “CONVERSAS PARA MUDAR A ESCOLA”, o qual conta com o privilégio da presença do Sr. Secretário de Estado, Professor Doutor João Costa, na próxima 5ªfeira, dia 07 de dezembro, a partir das 16horas.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here