publicidade

PT CREATIVE VILLAGE dinamiza Seminário “Potencial Empreendedor: Oportunidades e Desafios”,em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, Torres INOV-E e Plataforma Cultural Estufa

O Projeto PT CREATIVE VILLAGE irá promover, em parceira com a Câmara Municipal de Torres Vedras, Torres INOV-E e Plataforma Cultural Estufa, no auditório da Câmara Municipal de Torres Vedras, no próximo dia 9 de Março, um Seminário subordinado ao tema “Potencial Empreendedor: Oportunidades e Desafios”.

O Seminário é promovido pela Associação Famílias, com o apoio da Iniciativa Portugal 2020, com financiamento EU/ FEDER, através do Programa POCI/COMPETE. O projeto PT CREATIVE VILLAGE é composto por sete ações, articuladas entre si, de modo a transformar as regiões NUT II Norte e Centro em Polos produtores de iniciativas com forte aposta no conhecimento e na criatividade, posicionando-se local, regional, nacional e internacionalmente como novas centralidades territoriais. O projeto tem um investimento elegível de 213.157,40 euros e um incentivo FEDER de 181.183,79 de euros.

O objetivo do projeto é potenciar o empreendedorismo qualificado e criativo, facilitando instrumentos e dinamizando iniciativas que visem a deteção, o estímulo e o apoio ao empreendedorismo. Para tal constituiu um leque de entidades parceiras do qual fazem parte, entre outros, o Movimento Lírio Azul, o Torres INOV-E, a Plataforma Cultural Estufa, diversas IPSS`s, associações empresariais e autarquias da região Norte e Centro.

Na sessão de abertura do Seminário estará presente Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, o qual abordará o papel da autarquia na promoção do empreendedorismo no concelho. De seguida Benedita Aguiar, consultora do projeto, irá realizar uma comunicação sobre o papel do projeto PT CREATIVE VILLAGE na promoção do empreendedorismo qualificado e criativo, contextualizando os seus objetivos, ações, resultados esperados e já alcançados, assim como as entidades parceiras associadas ao projeto nas regiões Norte e Centro e que conferem ao mesmo uma dimensão mais ampla. De seguida, Fátima Silva, consultora do projeto, irá realizar uma abordagem teórica ao empreendedorismo, desenvolvendo o tema “Empreendedorismo: noção, desafios e ameaças”. Depois desta comunicação, Liliana Garcia, técnica do Torres INOV-E, irá explanar o tema “Perfil do Empreendedor”, dando a conhecer casos práticos que decorrem da sua prática profissional no âmbito do Torres INOV-E. Seguidamente, Celina Claro, promotora da empresa Efiacontece, irá apresentar a sua empresa, especificando os passos inerentes à constituição da mesma, os constrangimentos existentes, assim como a forma de os debelar até alavancar a empresa e a posicionar num mercado cada vez mais competitivo. Após a pausa para o café, Tiago Silva, consultor do projeto PT CREATIVE VILLAGE irá dar a conhecer os programas de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, numa perspetiva de informar os presentes sobre as especificidades inerentes a cada programa. Por último, um técnico do Torres INOV-E irá desenvolver o tema “Oportunidades e desafios do empreendedorismo na região de Torres Vedras: Lab Center – Um futuro de oportunidades”, dando a conhecer o Lab Center, enquanto importante estrutura de apoio ao empreendedorismo. No final haverá um espaço para debate, de modo a que todos os presentes possam colocar questões sobre os temas abordados ao longo do seminário.

São objetivos desta ação facilitar a aquisição de competências aos potenciais empreendedores; promover a disseminação de conhecimentos no âmbito do empreendedorismo e estimular e apoiar o espírito empreendedor.

Os beneficiários desta ação são empreendedores ou potenciais empreendedores, provenientes do concelho de Torres Vedras e concelhos limítrofes, com manifesto interesse no desenvolvimento dos seus conhecimentos e no aperfeiçoamento das suas capacidades. Com esta iniciativa será possível facultar aos empreendedores e potenciais empreendedores a oportunidade de se capacitarem de uma forma complementar e estruturada.

Esta ação visa, regionalmente, atuar sobre a lacuna sentida pelos empreendedores e potenciais empreendedores na disponibilização de uma agenda de ações de capacitação à sua medida.

Os interessados em saber mais informações sobre o projeto deverão contactar a Associação Famílias, através do número 253611609 ou dirigir-se à sede, sita na Travessa José Gabriel Bacelar, nº 9, 4710-400 Braga (São Victor). Poderão ainda enviar um email para associacao.familias@gmail.com

cartaz pt creative village

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.