Ana é o primeiro fenómeno meteorológico com nome em Portugal!
publicidade

As tempestades, os furacões e os tufões em Portugal vão passar a ter nomes de pessoas!

Ana é o nome do fenómeno meteorológico que já se começou a formar no sudoeste da Irlanda e que chega a Portugal

O fenómeno vai começar por manifestar-se a partir de domingo com ventos fortes a norte da Península Ibérica e ainda nas Ilhas Baleares, em Espanha.

Este novo método de batismo – em vigor desde o dia 1 de dezembro – é um acordo entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e o os institutos congéneres de Espanha (Aemet) e França (Méteo-France).

Assim, sempre que um destes países ativar o aviso laranja ou vermelho, fica automaticamente encarregue de dar um dos nomes que compõem a lista pré-estabelecida de denominações.

Desta lista fazem partes nomes bem portugueses, como José, Rosa ou Vasco. Esta quinta-feira, a Proteção Civil já tinha alertado para o agravamento do tempo, com chuva forte e persistente nas regiões do Norte e do Centro, estendendo-se depois a todo o Continente, com queda de neve, vento forte e agitação marítima.

O IPMA avisa para a “chuva forte e persistente nas regiões do Norte e do Centro no domingo e na segunda-feira”, sendo que a chuva forte se estenderá “a todo o território do Continente a partir da madrugada de segunda-feira, até ao final da manhã desse dia”.

Além disso, está prevista a queda de neve nos pontos altos da Serra da Estrela na segunda-feira, atingindo a cota de 800/1.000 metros de altitude, ao longo desse dia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here