
O antigo edifício da guarda fiscal da Assenta deu origem ao Centro de Interpretação da Reserva Natural Local Foz Azul (CIRNLFA).
A inauguração deste equipamento aconteceu na tarde do dia 25 de abril, no âmbito do programa comemorativo da Câmara Municipal de Torres Vedras relativo ao 48.º aniversário da “Revolução dos Cravos”.
De referir que a Reserva Natural Local Foz Azul (RNLFA) consiste numa área protegida de âmbito local, a criar brevemente, por iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras, a qual abrange uma área total de 1.090 hectares, maioritariamente marinha, que se estende ao longo de 13 km de linha de costa, abrangendo as freguesias de São Pedro da Cadeira e Silveira.
No CIRNLFA está patente uma exposição sobre esta futura área protegida, da qual fazem parte elementos relacionados com a atividade de pesca artesanal praticada nomeadamente na Assenta.
Nessa exposição é explicado, por exemplo, que a RNLFA apresenta uma área costeira complexa, marcada pela presença de importantes zonas de arribas rochosas, areais planos, dunas e estuários. De frisar a biodiversidade marinha presente na RNLFA, destacando-se as zonas de intertidal e poças de maré, de grande riqueza biológica, com particular expressão na Praia Azul e na da Assenta. O valor ecológico da RNLFA é ainda marcado pela presença da foz do Rio Sizandro e do campo dunar da Praia Azul, bem como de arribas e falésias, locais de nidificação de importantes espécies de avifauna, nos quais se têm encontrado vestígios de dinossauros. Na RNLFA observam-se ainda interessantes fenómenos geomorfológicos, como as Marmitas de Gigante e as Plataformas de Abrasão Marinhas. Esta futura área protegida é também rica em tradições associadas ao mar e à pesca, sendo que é atualmente possível observar antigos lagosteiros e embarcações de pesca artesanal no porto de pesca da Assenta.
Na cerimónia de inauguração do CIRNLFA, o presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cadeira, António Alves, aproveitou, na sua intervenção, para enaltecer o papel do anterior presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, para a concretização desse equipamento, tendo ainda sublinhado a importância do mesmo para a sua freguesia.
Já a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, aproveitou, na sua alocução, para anunciar que o equipamento que estava a ser inaugurado disponibilizará, em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, um programa de atividades a ser desenvolvido durante todo o ano, o qual se dirigirá tanto a residentes como a visitantes, e terá o objetivo de promover os valores naturais e tradições locais e disseminar o conhecimento científico.
Antes dos discursos tivera lugar uma apresentação relacionada com o projeto de criação da RNLFA, efetuada pela técnica da Câmara Municipal de Torres Vedras, Raquel Lopes, o que foi antecedido pelo ato de descerramento da placa de inauguração do referido novo equipamento.
De recordar que a construção do CIRNLFA, prevista, inclusivamente, no Programa da Orla Costeira Alcobaça – Cabo Espichel, apenas foi possível graças à cedência do respetivo imóvel, que se encontrava devoluto e deteriorado, ao Município de Torres Vedras, por parte da Direção Geral do Tesouro e Finanças. A criação deste equipamento representou um investimento de 126.123,04 €, o qual foi financiado em 85% pelo programa “MAR2020”, a partir de uma candidatura submetida ao abrigo da Estratégia de Desenvolvimento Local ecoMAR.