publicidade

Partindo do princípio que é melhor ter alguma informação para analisar que nenhuma, desde que tenhamos a consciência das limitações amostrais do inquérito lançado pela Torres Vedras Web, poderá fazer-se uma análise preliminar das preferências dos seguidores “da tua cidade online”.

Comecemos pelas limitações da amostra. Não pretendeu a Torres Vedras Web fazer uma sondagem eleitoral, mas apenas interagir com os seus seguidores no sentido de poderem mostrar a sua preferência a partir de um lote de dez personalidades que, no entendimento da TVW, poderiam gerar empatia como potenciais candidatos à presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras. Portanto estamos a falar de um universo de seguidores do site, que estiveram em contacto com o inquérito e tiveram o interesse e a disponibilidade para participar. Não podemos pois extrapolar estes resultados para o potencial universo de eleitores do concelho.

Estiveram em contacto com o inquérito 4800 pessoas das quais 709 (15%) responderam. Sabendo que as taxas médias de resposta espontânea a inquéritos via web oscila entre os 10 e os 15 por cento, verifica-se que a taxa aqui registada está na banda de cima da média.

Assim, com os dados disponíveis é possível fazer a seguinte análise:

  1. Quatro dos dez nomes propostos concentraram 89% das preferências, ficando os restantes 6 com apenas 11% das preferências.
  2. Carlos Bernardes destaca-se com 32% das preferências. Num segundo plano surgem Paulo Bento (23%), Sérgio Galvão (19%) e Marco Claudino (15%). Com valores residuais, isto é, 3% ou menos os restantes nomes propostos.
  3. Por área política podem extrair-se as seguintes conclusões: Na área do P.S. os dois nomes propostos recolhem 51% das preferências. Na área do P.S.D. os quatro nomes propostos têm 43% das preferências, enquanto que os dois nomes associados à área do P.P. se ficam pelo valor residual de 5%, e os dois nomes ligados à área da C.D.U. apenas recolhem 2%.

709

Acresce salientar que à data de lançamento do inquérito não havia ainda nenhum candidato confirmado. No decurso do mesmo confirmou-se a candidatura de Carlos Bernardes pelo P.S., e mais tarde a de Marco Claudino pelo P.S.D. Não se conhecem ainda os candidatos do P.P. e da C.D.U. (cujos nomes poderão nem corresponder a nenhum dos que agora foram propostos). Por outro lado, não se conhece qualquer intenção de candidatura de partidos como o B.E. nem de eventuais listas independentes que poderão ainda aparecer.

Numa fase mais adiantada será interessante repetir o inquérito com todas as candidaturas estabilizadas. Auscultar a opinião dos seguidores da “tua cidade online” é sempre um exercício interessante que potencia a interacção entre esta comunidade de seguidores.

Parabéns pela iniciativa!

António Esteveira, 16.Nov.2016

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.