APCP alerta: Cuidados Paliativos não são cuidados de fim de vida
publicidade

No dia 13 de outubro assinala-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos lança uma iniciativa tem como objetivo informar e consciencializar para a importância destes cuidados no reforço e garantia da dignidade humana durante o processo de doença.

Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) lança a Campanha de Sensibilização “Vamos continuar a escrever esta história”. Esta iniciativa tem como objetivo informar e consciencializar para a importância destes cuidados no reforço e garantia da dignidade humana durante o processo de doença.

No âmbito do Mês dos Cuidados Paliativos, que se comemora em Outubro, a APCP irá lançar uma campanha com o mote “Vamos continuar a escrever esta história” que versa sobre a desmistificação dos cuidados paliativos e dos cuidados paliativos pediátricos como cuidados de fim de vida.

“A campanha “Vamos continuar a escrever esta história” pretende elucidar sobre o verdadeiro sentido dos cuidados paliativos na prevenção e alívio do sofrimento, promovendo a melhor qualidade de vida possível para a pessoa e criança doente e sua família, e ainda reconhecer a importância dos cuidadores no processo de doença crónica, complexa e limitante”, revela Dr. Duarte Soares, Presidente da APCP.

“É errado pensarmos que estes cuidados só deverão ser aplicados na fase terminal de um doente. Os cuidados paliativos devem ser parte integrante no processo de cura e tratamento de uma doença, desde o seu diagnóstico”, acrescenta o Presidente da APCP.

Estes cuidados asseguram, para além do cuidado em saúde, estabilidade familiar, social e espiritual. Quando admitimos a necessidade de cuidados paliativos não estamos a desistir da pessoa nem do processo de cura, mas estamos a minimizar o sofrimento, a vários níveis, provocados pela doença”, explica Dr. Duarte Soares, Presidente da APCP.

A propósito desta Campanha serão realizadas várias iniciativas, entre as quais o IX Congresso Nacional de Cuidados Paliativos, a realizar entre 25 e 27 de Outubro na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto; um peditório público a decorrer nas Farmácias Holon (de 15 de outubro a 30 de novembro); e a venda de uma mascote, o porta-chaves Palis, por 5 euros, em vários pontos do país, nomeadamente em 124 Farmácias Holon e no Centro Comercial Dolce Vita, em Lisboa, no Espaço Solidário, entre os dias 4 e 7 de outubro, e ainda via online através do site institucional da APCP (http://www.apcp.com.pt).

As ações propostas para esta Campanha estão de acordo com o lema internacional “BECAUSE I MATTER”, ou seja, têm como principal objetivo colocar a pessoa doente no centro do cuidado. O valor angariado com o peditório público e com a venda da mascote tem como finalidade a realização de outras ações de sensibilização, de âmbito nacional, e de formações dirigidas a profissionais de saúde”, conclui o Presidente da APCP.

publicidade

Artigo anteriorTorreense vence primeiro jogo no Campeonato Distrital da 1ª Divisão de Futsal
Próximo artigoVinhos da região de Lisboa estão a crescer na preferência dos consumidores
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui