Aprovada adesão de Portugal ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas
publicidade

Torres Vedras é um dos 14 municípios fundadores da Associação das Cidades e Vilas Cerâmicas (APTCVC).

Portugal foi aceite como membro do AeuCC – Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas, divulgou hoje a Associação das Cidades e Vilas Cerâmicas (APTCVC).

A adesão de Portugal foi aprovada na quinta-feira, em Roma (Itália), durante a Assembleia Geral daquele organismo europeu em que foi igualmente decidida a entrada da Alemanha, Polónia e República Checa.

Estes países juntam-se a Itália, França, Espanha e Roménia, que já integravam o agrupamento, que passa agora a contar com a participação de “mais de 130 cidades e vilas cerâmicas de toda a Europa, nomeadamente 36 cidades italianas, 22 francesas, 28 espanholas, 16 romenas, 10 alemãs, seis polacas, três checas e 14 portuguesas”, divulgou a APTCVC em comunicado.

Os oito países vão desenvolver “um projeto de cooperação e de intercâmbio com o objetivo de valorizar a cerâmica, no quadro das novas políticas europeias para os territórios”, refere o comunicado.

A AeuCC, foi constituída em janeiro de 2014, como uma plataforma, prevista da Estratégia Europeia 2020, “para promover e apoiar o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Europa, no quadro das políticas de coesão económica, social e territorial”, pode ainda ler-se.

O agrupamento tem como objetivo desenvolver a cooperação territorial e transnacional no campo da cerâmica artística e artesanal, tendo em curso vários projetos nos programas da Cultura, Interrreg e Erasmus.

Integra associações das cidades cerâmicas de vários países, das quais a primeira foi constituída em Itália em 1999, num movimento que se alargou depois a França (em 2003), a Espanha e à Roménia em 2007.

Em Portugal, a Associação das Cidades e Vilas Cerâmicas (APTCVC) foi criada em 2016 e tem como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Torres Vedras, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here