O espetáculo de dança “Árida” sobe ao placo do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 18 de novembro, às 21h30. “Árida” destina-se a maiores de 6 anos e o preço do bilhete é de 3€.

“Árida”, nova criação de Maria Ramos, surge na continuidade do trabalho coreográfico Something Still Uncaptured, ambos em colaboração com a designer de luz Vinny Jones.

“Na peça anterior, trabalhamos a partir da ideia de contenção e adensamento do espaço. Chamamos-lhe ‘paisagem-em-ação’. Neste trabalho, continuamos a desenvolver a noção de ‘paisagem-em-ação’, mas explorando a noção de aridez, vastidão e expansão do espaço cénico. Os corpos dos intérpretes, colocados num ambiente árido, exposto, ofuscante, extremo, não assumirão o papel principal. Os seus corpos, no caminho do som, do vento e da luz, serão como obstáculos em função dos quais o espaço se agita, ressoando, fazendo atrito, moldando-se-lhes, desviando-se…

Interessa-nos trazer para o palco as agitações do mundo natural, onde o pulsar do ser humano existe como existe o pulsar de outros elementos naturais: um planalto inóspito, uma escarpa a romper a terra… Num palco árido, mas não pobre, estabelece-se uma analogia entre esta visão artística e as regiões áridas do planeta.

Ficha artística e técnica
Direção Artística e Coreografia: Maria Ramos
Desenho de Luz e Espaço Cénico: Vinny Jones
Design de Som: Francisco Salgado
Interpretação: Marta Cerqueira
Direção técnica: Mário Bessa
Acompanhamento artístico: Martinho R. Fernandes

Crédito fotográfico: M. Faro / M. Ramos

Coprodução: Teatro Cine Torres Vedras; Teatro Municipal do Porto – Rivoli / Campo Alegre; Centro Cultural de Belém

Parcerias: Festival Materiais Diversos

Residências artísticas: Festival Materiais Diversos; Teatro Municipal Campo Alegre; EIRA – produção e realização de espetáculos; Companhia Olga Roriz

Apoio regular à pesquisa coreográfica: Forum Dança
Espaço de ensaio: ACCCA; CRIA-ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

Apoio à divulgação: Embaixada do Reino dos Países Baixos em Lisboa; Embaixada da Austrália em Lisboa, CRIA -festival Olhares do Mediterrâneo

Apoio financeiro: Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura – Direção Geral das Artes

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here