ART FOR ALL
publicidade

O bairro da Quinta da Piedade, em Vila Franca de Xira, vai ser palco nos próximos três anos de um projeto que pretende promover a inclusão social e combater as desigualdades sociais, através da promoção da cultura.

Este projeto designa-se por “ART FOR ALL” (Arte para Todos) e resulta de uma candidatura feita pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, a fundos comunitários, no âmbito do “Portugal 2020”.

O local escolhido para o desenvolvimento do projeto, que arrancou há cerca de uma semana, é o bairro municipal Quinta da Piedade, situado na localidade da Povoa de Santa Iria.

Neste bairro, que foi alvo de um Plano Especial de Realojamento, residem atualmente 73 famílias, num total de 176 pessoas.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), sublinhou que a principal filosofia deste projeto, que arrancou há cerca de uma semana, é “não deixar ninguém para trás”.

“Aqui no bairro vão desenvolver-se 13 atividades que visam capacitar as pessoas para competências pessoais, sociais e de empregabilidade, tendo como grande objetivo promover a sua inclusão social”, sublinhou o autarca.

Alberto Mesquita referiu que será através de oficinas artísticas e culturais, “potenciadoras de novas experiências e da criatividade da comunidade” que se fará o caminho para o combate à pobreza e à discriminação.

“São atividades que sensibilizam, informam e contribuem para o aumento da cidadania ativa, assim como privilegiam a igualdade nas relações interpessoais e a tolerância”, apontou.

O autarca ressalvou que as atividades serão gratuitas e que, além de abrangerem toda a população que reside e frequenta o bairro, é aberto também a outras pessoas da comunidade.

O projeto tem a duração de três anos e resulta num investimento total de cerca de 585 mil euros, sendo 50% desse valor comparticipado pelo Fundo Social Europeu.

Assim, o investimento municipal para a criação destas atividades será de cerca de 292 mil euros.

publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here