publicidade

O apelo à prática do desporto está perfeitamente enraizado na nossa realidade. Faz bem não só à Saúde Física como Mental.

Mas existem algumas condições que podem restringir a prática desportiva. Alguns de nós, provavelmente, lembram-se daqueles colegas que nas aulas de educação física traziam uma preocupação acrescida – “Olhó s’óculos!!”

A decisão de usar ou não os óculos nas aulas de educação física era sempre penosa. Se os usava, conforme o desporto, a probabilidade de partir os óculos era elevada e para diminuir essa probabilidade, muitas vezes, era o desempenho e a performance que ficavam a perder, ora por adotar uma atitude mais defensiva na atividade desportiva ou porque não usava os óculos, e aí surgiam dificuldades em seguir os exercícios que exigiam alguma precisão à distância (experimente encestar com o “cesto” desfocado, não é fácil), ou mesmo dores de cabeça na final da aula que acabavam por influenciar o resto do dia na escola.

Estas limitações são tão mais penosas quanto mais “profissional é a prática do desporto.

Hoje, felizmente, logo em criança, ou é o Basquetebol, ou o futebol, ou a natação, ou o ténis, por norma os mais pequenos têm sempre mais uma atividade depois das aulas.

Se queremos que os nossos jovens façam desporto em nome de um crescimento saudável, é justo que lhe proporcionemos as condições necessárias para que o pratiquem na sua plenitude.

Se pensamos na roupa, nos ténis, na touca, o que for preciso para o desporto em questão, não nos podemos esquecer da visão, principalmente naqueles que todos os dias necessitam dos seus óculos para o seu dia-a-dia.

Não serão todas as graduações que necessitarão de uma solução para desporto. Normalmente a exigência do pormenor não é tão grande como numa sala de aula. Mas existem situações em que será realmente desconfortável para o jovem se não tiver uma solução ocular que lhe permita ver bem na prática do desporto.

Para os mais jovens as alternativas mais comuns são ou uns óculos de proteção para desportos com bola, de algum contacto, ou uns óculos de natação graduados.

No caso dos primeiros é fundamental a resistência dos materiais, quer das Lentes quer das Armações, assim como a ergonomia, para que a sua utilização seja o mais confortável possível. Não serão óculos para usar na rua, todos os dias. O que se privilegia é o conforto e a segurança com uma boa visão. Mas pela evolução dos materiais, vão-se tornando cada vez mais leves e esteticamente bonitos.

No caso da natação, um profissional especializado poderá propor-lhe uns óculos de natação com a graduação adequada. Serão uns óculos de natação de aspeto perfeitamente normal, mas as lentes estão graduadas, proporcionando ao jovem uma boa visão quer dentro de água quer fora, quando olha para o instrutor ou para o relógio para saber se fez ou não um bom tempo.

Mas a utilização de uns óculos específicos para a prática de desporto não está limitada só aos mais jovens.

Se nos adultos é mais frequente a opção por Lentes de Contacto, particularmente, Diárias existem aqueles que, por uma razão ou por outra, procuram uns óculos graduados mas que lhes permitam fazer desporto. Um dos desportos mais caraterísticos, principalmente na zona Oeste, é o ciclismo e, mais recentemente, o BTT.

Estamos todos familiarizados a ver provas de ciclismo em que os seus praticantes aparecem com óculos muito coloridos, lentes de todas as cores (por fora, por dentro não é assim). A coloração dessas lentes está associada à adaptação nas mudanças de luminosidade. E o uso dos óculos também está muito relacionado com a questão da segurança. As Lentes são uma barreira eficaz contra alguma pedra, por exemplo, e daí também a importância da matéria, normalmente um policarbonato, por ser muito resistente e extremamente difícil de partir.

Mas, como não podia deixar de ser, para além da adaptação à luminosidade e segurança, muitas são já as alternativas onde é possível colocar a graduação.

Os praticantes, principalmente os de fim-de-semana, também querem uns óculos cheios de estilo mas que incluam a sua graduação. O mercado tem sabido responder às necessidades e hoje existem todo o tipo de soluções e para todas as carteiras. O importante é escolher uma solução de qualidade e adaptada as suas necessidades físicas e desportivas.

Por isso pratique desporto e veja bem, não existe razão nenhuma para não o fazer. Este é um ótimo projeto para 2017!!

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.