publicidade

Felizmente vivemos um tempo de retoma, retoma de hábitos que faziam parte do nosso quotidiano e que durante quase 2 anos estiveram interrompidos.

É com enorme alegria que vimos as nossas crianças e jovens voltarem a atividades tão importantes como o Desporto.

Antes da performance, o mais importante é a segurança. Segurança que pode ser posta em causa se as crianças e os jovens não virem bem aquando da prática desportiva, ou se os óculos que utilizarem não cumprirem os requisitos ergonómicos e de resistência dos materiais que torne muito mais segura a sua utilização no desporto.

Vivemos numa região em que são muitas alternativas para a prática desportiva: futebol, hóquei, basquetebol, futsal, ginástica, natação, ciclismo, etc. Enumerar todas seria moroso porque são muitas, felizmente. Estas práticas também trazem desafios diferentes para a segurança e performance visual.

Diferentes óculos para modalidades desportivas diferentes

Em desportos como hóquei, futsal ou basquetebol, para além da qualidade da visão, o principal desafio é segurança ao impacto. Os materiais têm que ser essencialmente muito resistentes e construídos para que o impacto traga o menor risco aos praticantes.

No ciclismo, para além da segurança, temos que conseguir compatibilizar a graduação com as lentes coloridas. É importante neste desporto que os óculos permitam a troca de lentes que se adaptem aos diferentes tipos de luminosidade e, ao mesmo tempo, não comprometam a solução incorporada para graduar, sendo o mais comum o CLIP.

Treino Visual na prática desportiva

Já ao nível profissional da prática do desporto, surgem outras questões: pode o Treino Visual melhorar a prática desportiva? Há muito que está demostrado que sim. A este nível, para além do diagnóstico e prescrição, é fundamental o acompanhamento periódico. Num mundo onde a fração de segundo pode ser a diferença entre o sucesso e o insucesso, ter o sistema visual treinado e preparado para o desporto de alta competição pode ser o fator de diferenciação para a vitória.

Melhorar a nossa Saúde Geral com a prática do Desporto não deve descurar a nossa Saúde Visual. Proporcionar às nossas crianças e jovens as melhores condições para a prática do desporto é o nosso dever. Treinar a nossa Visão pode melhorar os nossos Resultados é possível. Promova a avaliação visual anualmente e pratique desporto em Segurança.

Artigo de opinião de Luís Góis – Diretor Geral e Optometrista das ÓTICAS-OCT

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here