publicidade

“As Contadeiras de Histórias – O Livro. Da leitura e da ilustração ao desenho do texto” é a oficina dinamizada este Sábado pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras. A actividade dirige-se a crianças dos quatro aos dez anos e decorre entre as 15h30 e as 17 horas.

A atividade proposta contribui para estimular a criatividade, o trabalho de equipa, o conhecimento prévio de elementos culturais, assim como a análise do processo de criação e utilização/reutilização de materiais.

“As Contadeiras de Histórias”, nasceram das árvores e por isso são feitas de papel.

A componente de reutilização de materiais inúteis é outros dos pressupostos desta atividade e princípio das Contadeiras. O objetivo é criar cidadãos responsáveis, conscientes e com plena noção do meio ambiente/natureza, assim como do espaço que os rodeia.

Pretende-se fazer uma interpretação tanto do texto como da imagem, por forma a estimular a criatividade das crianças a partir de poucos elementos. Pretende-se que tal exercício seja uma desconstrução do convencionado e que surjam elementos “desestabilizadores” do raciocínio comum. Esta é uma atividade onde todas as ideias são permitidas e onde todos os trabalhos são possíveis.

Objetivo
Montagem de ilustração livre, com base no texto “As Contadeiras de Histórias”, e/ou interpretação das ilustrações e criação do texto. Introdução de novos elementos da história como forma de fuga a lugares comuns, e criação da Contadeira como elemento representativo da ilustração.

O importante é criar. Pretende-se que no final da atividade cada criança tenha um livro completo com as suas ilustrações originais ou texto original, consoante a distribuição dos trabalhos.

Conceção e Realização: Sofia Paulino

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.