publicidade

As Janeiras com Arco-Íris e Ribombar

“Este início de 2018 marca mais um ano a cumprir a tradição das Janeiras no Agrupamento de Escolas Pe. Vitor Melícias, com Arco-Íris e Ribombar…

Desde há 11 anos que os dois grupos do Clube Música do APVM, percorrem todos os estabelecimentos do agrupamento, as juntas de freguesia, câmara municipal e instituições parceiras, com a FRISMAG  e o Externato de Penafirme, cantando da janeiras. As manhãs dos primeiros três dias do segundo período foram dedicadas a cumprir esta tradição.

Este ano utilizámos uma melodia, criada pelo Mestre António Ascensão, nos anos 70, para as Janeiras dos escuteiros de Loriga, terra de origem do responsável por esta atividade, com quadras recolhidas por este, de cantigas de janeiras de vários pontos do país.
janeiras vitor milicias
O primeiro dia, 3 de janeiro contemplou a Junta de Freguesia de Ponte do Rol, que nos recebeu na sede do GDRC Ponterrolense, seguindo para o Centro Educativo de Ponte do Rol, para o JI da Ribeira de Pedrulhos, EB1 e JI de Fonte Grada, EB1 e JI de Paúl, EBI PVM, 1º Ciclo e JI da Boavista.
No segundo dia, 4 de janeiro, iniciou no Externato de Penafirme, Seguimndo para  a EB1 e JI de Póvoa de Penafirme, EB1 de Maceira, JI de A dos Cunhados, Junta de Freguesia de A dos Cunhados, EB1 da mesma freguesia, EB1 e JI de Sobreiro Curvo, EB1 de Palhagueiras e EUGSTER/FRISMAG.
No terceiro dia, 5 de janeiro, iniciámos no JI de Cabeça Gorda, Centro educativo de Campelos, onde cantámos no JI e depois no 1º Ciclo, Na EB 2,3 e na Junta de Freguesia, que nos recebeu no Mercado. Rumámos, então a Torres Vedras, onde ainda nos esperavam na Junta de Freguesia de santa Maria S. Pedro e Matacães, terminando na escola sede.
Este ano não nos foi possível, por questões de agenda, cantar na Câmara Municipal, mas será enviado um vídeo para o executivo Municipal, com as nossas Janeiras e uma mensagem de Boas Festas
.
Terminaremos esta atividade, no próximo dia 16, no Convento do Varatojo, cantando para o nosso Patrono, Pe. Vitor Melícias e para os frades que aí habitam.”
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.