publicidade

A Assembleia Municipal de Torres Vedras exige uma intervenção urgente no troço da Estrada Nacional (EN) 9 que atravessa o concelho. Este órgão autárquico aprovou na noite de segunda-feira uma moção a enviar ao Governo, na qual reconhece o “péssimo estado” do troço da via entre a cidade de Torres Vedras e a localidade de Merceana, no concelho de Alenquer, com a distância de 14 quilómetros.

A moção, a enviar ao secretário de Estado das Infraestruturas e à empresa Infraestruturas de Portugal, pede “uma intervenção urgente, nomeadamente para remoção da vegetação da estrada, execução de novas valetas, reposição de bermas e criação das proteções para garantir a segurança rodoviária, alargamento das vias e novo pavimento com respetivas marcações”.

Segundo a moção, a colocação em abril “de nova sinalética de perigo ao longo do percurso, chamando a atenção de piso em mau estado” vem fundamentar o “protesto e indignação” da Assembleia Municipal.

Os deputados municipais lamentam, também, desconhecer a data para a reabilitação do troço, protestando indignados contra a “discriminação” da região quando comparam o estado daqueles 14 quilómetros com o estado do piso da estrada nacional EN9 entre Cascais e Alenquer.

A requalificação da EN9, entre Torres Vedras e Merceara, constava do Plano de Compensações pela Deslocalização do aeroporto internacional de Lisboa da Ota (Alenquer), celebrado entre o Governo liderado pelo socialista José Sócrates e os municípios da região Oeste em 2009. Contudo, as obras nesta estrada têm vindo a ser adiadas, estando previstas para 2019 no Plano Rodoviário Nacional.

Descontente com o adiamento das obras, o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, disse que se reuniu, a seu pedido, com o secretário de Estado das Infraestruturas e que está com ele a negociação a antecipação das obras para 2017.

A Assembleia Municipal aprovou, também, por unanimidade um empréstimo de 1,1 milhões de euros para a construção do Centro Escolar do Turcifal e outro de 300 mil euros para a primeira fase das obras de requalificação do Parque Municipal de Jogos da praia de Santa Cruz.

 

(Imagem: Google Maps)

publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Acho ótimo a requalificação da EN9, eu e minha família utilizamos muito a n9 neste trecho, mas acho que é válido salientar que o cruzamento de Runa deveria ter uma rotunda, pois o trânsito ali é mais intenso e se tornaria mais seguro fazer o cruzamento. Obrigada Torres Vedras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.