Assoc. Educação da Terceira Idade de Torres Vedras vence Prémio Intermunicipal Diversidade Cultural
publicidade

A atribuição do prémio intermunicipal da diversidade cultural pretende premiar a diversidade e dar visibilidade às iniciativas que promovam a interculturalidade nas áreas de educação, cultura, desporto, lazer e artes no municípios de Torres Vedras, Lourinhã e Óbidos.

O Prémio Intermunicipal Diversidade Cultural está inserido no plano intermunicipal para a integração de migrantes dos municípios de Torres Vedras, Lourinhã e Óbidos. No sábado, 3 de novembro, realizou-se a entrega dos prémios no auditório dos Paços do Concelho de Torres Vedras.

A Associação para a Educação da Terceira Idade de Torres Vedras, venceu na categoria “Educação e Cultura”, a Associação de Jovens Solidários da Gaeiras, venceu a categoria “Artes”, e a Associação TáMexer venceu a categoria “Desporto e Lazer”.

As três associações vencedoras receberam um prémio monetário no valor de 500 euros e um Selo de Distinção.

O momento contou com a presença de José Tomé, vereador da câmara municipal da Lourinhã cujo discurso fez referência à participação do município de Óbidos no plano, este ano: “A parceria com Torres Vedras já remonta há longos anos e temos desenvolvido projetos interessantes de diferente temáticas, na área das artes como motor de promoção de diálogo intercultural, abraçamos agora mais um parceiro nesta caminhada que é o município de Óbidos”.

Reconhecer publicamente as entidades que promovem a interculturalidade, sejam elas estabelecimentos de ensino público ou privado, associações culturais recreativas e desportivas bem como instituições particulares de solidariedade social sedeadas nos territórios dos municípios promotores, é um dos objetivos do prémio Intermunicipal Diversidade Cultural.

José Pereira, vereador da câmara municipal de Óbidos, também esteve presente na sessão e salientou o facto de Óbidos receber “semanalmente vários turistas de várias nacionalidades há muitos anos”. Realçou também a “quantidade de estrangeiros que procura o território para se fixar em realidades completamente distintas. É uma das preocupações destes três municípios que essas pessoas se sintam inseridas. Em Óbidos o apoio que as associações prestam a esta temática é muito importante, auxiliam muitos do migrantes que chegam às aldeias e ajudam-nos a sentir parte integrante dessas localidades”, garantiu o vereador de Óbidos.

A atribuição do prémio intermunicipal da diversidade cultural pretende premiar a diversidade e dar visibilidade às iniciativas que promovam a interculturalidade nas áreas de educação, cultura, desporto, lazer e artes.

Carlos Bernardes, presidente da câmara municipal de Torres Vedras, revelou que “em Torres Vedras temos cerca de 3 mil e 100 pessoas que vêm de 56 países diferentes e por isso, é importante o facto de, nos nossos territórios, podermos acolher essas mesmas pessoas. No final dos discurso agradeceu a “todas as associações que participaram e que possamos ter aqui o efeito de contaminação de que mais possam vir a participar e mais municípios integrem este plano”

“As migrações são um tema de crescente importância mas é um tema que diria que está relativamente contaminado, temos no mundo 240 milhões de migrantes, significa apenas e só 3% da população do nosso planeta terra. É portanto um tema que está híper mediatizado e sobre o qual a precessão é feita com medos e mitos e não com factos”, afirmou Pedro calado, Alto Comissário para as Migrações.

“A precessão que as pessoas têm do número de migrantes no seu país, e Portugal não é exceção, é em médias duas vezes superior ao número real. Em países no limite extremo, como a Bulgária, a precessão é 13 vezes superior ao número real. Em Portugal, para o Eurostat, existem 6,2% de estrangeiros, mas “quando perguntamos aos portugueses e portuguesas que numero é que estimam, o numero é superior a 20%. É falso”, foram alguns dos factos, poucos conhecidos pelas populações, que o Alto Comissário para as Migrações fez questão de mencionar antes da entrega dos prémios.

Imagens: TORRES VEDRAS WEB

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here