Associação de cidades cerâmicas aprova plano de atividades
publicidade

Torres Vedras é um dos municípios fundadores da Associação das Cidades e Vilas Cerâmicas.

Representantes de 14 municípios portugueses reuniram-se hoje em Aveiro, na assembleia geral da Associação das Cidades e Vilas Cerâmicas (APTCVC), para aprovar o primeiro plano de atividades.

A APTCVC foi fundada em abril de 2018, tendo como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Torres Vedras, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares, todos com fortes tradições ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial.

O presidente da mesa da assembleia geral, Miguel Capão Filipe, disse à Lusa que se tratou da primeira assembleia formal após as eleições dos órgãos sociais e que visou a aprovação do plano de atividades para 2019.

A direção, que é presidida por Célia Fernandes, vereadora na Câmara Municipal de Mafra, viu aprovada a sua proposta de plano que tem entre outras a destacar, as atividades do “Bom Dia Cerâmica”, que será assinalado em todos os municípios associados.

O “Bom Dia Cerâmica” será um fim de semana dedicado à Cerâmica, destinado a “chamar a atenção do público e das autoridades nacionais para o produto e material ligado aos primórdios da Civilização e que até hoje constitui um testemunho da criação humana”.

Durante o ano de 2019, a APTCVC deverá ainda colaborar e participar nas atividades da rede europeia do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas, que foi inicialmente constituído pela Itália, França, Espanha e Roménia, a que se juntaram Portugal, Alemanha, polónia e República Checa.

O Agrupamento Europeu foi constituído em 2014 e conta já com a participação de mais de 130 cidades e vilas cerâmicas de toda a Europa, tendo por objetivo desenvolver a cooperação territorial e transnacional no campo da cerâmica artística e artesanal.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here